
Na última quarta-feira (9), o consultor da Safras & Cifras e especialista em Direito Tributário, Augusto Bosel, apresentou a palestra “Do foco à ação: o agro e a reforma tributária” durante a Tecnoshow, no Auditório 2.
O encontro reuniu produtores e profissionais do setor para debater os impactos que as novas regras trarão à rotina de gestão das propriedades rurais. Segundo o especialista, a proposta de simplificação do sistema tributário não deve beneficiar o agro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A reforma cria dois novos tributos, o IBS e a CBS, que substituirão ICMS, ISS, PIS e COFINS. O problema é que o produtor rural, tanto pessoa física quanto jurídica, hoje não paga esses impostos na maioria das operações, mas passará a pagar com a nova legislação”, explicou.
A transição entre os modelos ocorrerá ao longo de sete anos, mas a recomendação é que o setor se prepare desde já. Entre os principais desafios estão a apuração mensal dos novos tributos e a adoção de um sistema de créditos e débitos, que exigirá mais controle e organização.
Augusto reforçou que a responsabilidade pela gestão tributária não poderá mais ser delegada totalmente a terceiros. “A partir de agora, o produtor precisa assumir esse papel. É hora de profissionalizar a gestão contábil e fiscal, adotar tecnologias e garantir o controle das informações para minimizar os impactos sobre o negócio”, afirmou.
Fonte: Tecnoshow COMIGO
Foto: Tecnoshow COMIGO
Jornalismo Portal Pn7