De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) em 2016, o número de animais com registro definitivo cresceu 31% em relação a 2015. Ao todo foram registrados 22.246 bovinos da raça Senepol.
Além disso, o número de criadores associados pela ABCB Senepol também aumentou, chegando a 721 no total. Dessa maneira, isso comprova o crescimento da raça no Brasil, dando ênfase aos rebanhos puros.
Ressaltando que a raça Senepol originou-se do cruzamento entre as raças N’Dama, de origem africana e Red Poll, de origem inglesa e por isso, são animais que apresentam alta tolerância ao clima tropical, grande capacidade de se adaptarem em ambientes extensivos e são também bastante rústicos e precoces, além de apresentarem boa qualidade de carcaça.
Por conta de todas essas características, o Senepol vem sendo cada vez mais utilizado nos cruzamentos industriais, principalmente com zebuínos, como o Nelore, o que produz um animal de rápido crescimento e engorda, ou seja, precoce, e com carne mais macia do que a do Nelore.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa