
Os proprietários de veículos apreendidos em Goiás não precisam mais se deslocar até Goiânia para solicitar a liberação do bem. Agora, o procedimento pode ser feito em qualquer unidade do Vapt Vupt espalhada pelo Estado. A nova medida foi anunciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e visa descentralizar o atendimento, reduzir custos ao cidadão e desafogar o fluxo de demandas na sede da autarquia, localizada na capital.
Antes da mudança, cidadãos que tivessem seus veículos retidos em municípios do interior precisavam, obrigatoriamente, ir até Goiânia para realizar o processo de liberação. “Vamos supor: o cidadão teve o veículo retido em Porangatu. Ele teria que sair de lá, vir até a sede do Detran. O mesmo acontecia se o veículo fosse apreendido em Rio Verde”, exemplificou o presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares.
Desde novembro de 2023, o Detran já permitia que esse tipo de solicitação fosse feita online, por meio do Portal Expresso (expresso.go.gov.br). Porém, apesar da disponibilidade digital, o atendimento presencial ainda é o preferido dos usuários. “Das mais de 11 mil liberações feitas neste ano, apenas 1.400 foram totalmente digitais”, afirmou o presidente.
Com a nova medida, todas as unidades do Vapt Vupt, inclusive no interior, passam a oferecer o serviço de liberação de veículos. A descentralização também se estenderá às Ciretrans municipais. “Estamos facilitando a vida do cidadão. Apenas em casos de restrição administrativa ou judicial será necessário resolver a pendência antes da liberação”, destacou Waldir.
Como funciona o procedimento
O cidadão pode optar entre o atendimento digital ou presencial. Pela via digital, o proprietário acessa o Portal Expresso, emite as guias de pagamento, quita os débitos e gera o termo de liberação do veículo. Com o documento em mãos, basta se dirigir ao pátio onde o veículo está retido para retirá-lo.
Já na forma presencial, o processo é semelhante: o cidadão comparece a uma unidade do Vapt Vupt ou da Ciretran, emite as guias, realiza o pagamento e obtém a liberação. Segundo o presidente do Detran, são realizadas cerca de 130 liberações de veículos por dia em Goiás.
Sistema mais rápido com Pix ou DUA
A modernização do serviço também envolve rapidez na compensação dos pagamentos. Segundo Rômulo Bailão, subsecretário de Inovação da Secretaria de Administração (SEAD), a compensação bancária via DUA leva apenas alguns minutos, enquanto o pagamento via Pix permite a liberação do veículo em até cinco minutos. “Estamos falando de humanização do atendimento, economia de tempo e democratização do acesso. É mais uma ação concreta voltada para o cidadão”, afirmou.
Vale ressaltar que, para realizar a retirada do veículo, é necessário que compareça o proprietário ou um procurador legalmente autorizado. Em casos de pendências administrativas ou judiciais, como alterações de características do veículo ou outras irregularidades, o serviço online não estará disponível até que as questões sejam resolvidas.
O serviço permanece disponível de forma digital através do site expresso.go.gov.br, caso não haja nenhum impedimento.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7