21 de novembro de 2024

Foto: Reprodução

Apesar de não serem mais fabricados, esses modelos são fáceis de manter e entregam bom conteúdo.

A maioria dos consumidores brasileiros coloca a desvalorização no mercado como um dos fatores mais importantes na hora de comprar um automóvel. Afinal, ninguém gosta de perder dinheiro – principalmente em tempos de carros cada vez mais caros e da redução do poder de compra do brasileiro, provocados principalmente pela pandemia e a desvalorização do real.

Mas uma parte desses consumidores prefere comprar ou manter modelos que já saíram de linha, sem se incomodar com a preferência e as tendências do mercado, pois o que realmente importa para eles é o que esses carros entregam em termos de conteúdo, qualidade de construção, confiabilidade, entre outros atributos.

Confira a seguir uma lista de 10 modelos que já não são mais fabricados, mas são os queridinhos de seus donos.

1 – Honda Fit

Independentemente da geração, o Honda Fit é um carro sempre elogiado pelos proprietários. Os donos sempre destacam o espaço interno e a robustez do monovolume, que foi fabricado no Brasil entre 2003 e 2021. Embora tenha saído de linha recentemente – para dar lugar ao novo City hatch – o Fit continua sendo um carro valorizado no mercado de usados. Não é incomum ver o modelo sendo negociado acima do valor de tabela, principalmente se estiver em bom estado de conservação.

2 – Renault Fluence

Espaçoso, confortável e bem equipado, o Renault Fluence saiu de linha em 2017, mas é sempre lembrado pela relação custo-benefício – principalmente quando comparado com sedãs japoneses de sua faixa de preço. Apesar de muita gente ainda torcer o nariz para carros de marcas francesas, o Fluence é um projeto sul-coreano com mecânica japonesa. Sim, o modelo, desenvolvido em parceria com a Samsung Motors, é equipado com o motor 2.0 flex e o câmbio automático CVT do Nissan Sentra, um conjunto elogiado pela robustez.

3 – Ford New Fiesta com câmbio manual

Além de bonito e bem equipado, o Ford New Fiesta ainda entrega uma excelente dirigibilidade. Sua posição de guiar é praticamente perfeita, as suspensões são bem calibradas e os motores flex 1.5 e 1.6 entregam desempenho muito satisfatório. Quando equipado com o câmbio manual de cinco marchas, o hatch é só elogios por parte de seus proprietários – diferentemente das unidades dotadas da transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift, motivo de muitas reclamações relacionadas a defeitos e mau funcionamento.

4 – Volkswagen Fox

Pensado de dentro para fora, como a Volkswagen costumava destacar, o Fox conquistou quase 2 milhões de consumidores durante os seus 18 anos de produção por ser um hatch compacto com espaço interno acima da média da categoria. Além da versatilidade, a mecânica confiável e econômica também é motivo de elogios.

5 – Honda Civic

Não importa a geração, o Honda Civic é sempre elogiado pela mecânica confiável, dirigibilidade acertada e visual imponente. O sedã médio foi fabricado no Brasil entre 1998 e 2021, saindo de linha por ter perdido apelo entre o público generalista, que vem preferindo os SUVs nos últimos anos. Mas o Civic retornará ao país em breve: a 11ª geração será importada da Tailândia com motorização híbrida.

6 – Volkswagen Up

Lançado no Brasil em 2014, o Volkswagen Up saiu de linha em 2021 sem fazer o sucesso esperado. Com uma qualidade de construção acima da média da categoria, o compacto nunca teve preços competitivos, condição que o fez ter pouco apelo no mercado. Mas quem tem um Up geralmente só elogia o carrinho pela solidez de seu projeto e pela economia e desempenho dos seus motores 1.0 de três cilindros aspirado (MPI) ou turbo (TSI).

7 – Hyundai ix35

A segunda geração do Tucson foi lançada no Brasil em 2010 com o nome ix35 para conviver com o antecessor. Logo de cara, o seu desenho repleto de vincos conquistou o público que migrava para o segmento de SUVs. O Hyundai ix35 foi produzido pelo Grupo Caoa em Goiás entre 2013 e 2022. Mesmo descontinuado, o modelo recebe elogios pelo espaço interno generoso e a mecânica robusta (motor 2.0 flex aspirado e câmbio automático de seis marchas), também usada no Creta.

8 – Chevrolet Cobalt

O sedã fabricado entre 2011 e 2020 é mais um exemplo de veículo elogiado pela racionalidade do projeto. Muito espaçoso e dotado de uma mecânica robusta e descomplicada, o Chevrolet Cobalt atende muito bem taxistas ou simplesmente quem precisa de um carro fácil de manter e com espaço de sobra para a família. O sedã saiu de linha para dar lugar ao Onix Plus, um projeto mais moderno.

9 – Toyota Etios

Projetado para o mercado indiano, o Etios foi a aposta da Toyota para entrar no mercado de compactos no Brasil. Apesar de seus atributos mecânicos, o modelo nunca figurou entre os mais vendidos muito por causa de seu visual defasado e pela simplicidade do acabamento. No entanto, os donos do Etios nunca deixam de elogiar o bom espaço interno e a robustez dos motores 1.3 e 1.5.

10 – Fiat Doblò

Apesar da idade do projeto, que estreou no Brasil em 2001, o Fiat Doblò é um modelo único, praticamente sem concorrentes diretos. Espaçoso e versátil, o monovolume pode levar até sete ocupantes, dependendo da versão. A praticidade das portas laterais traseiras deslizantes facilita o acesso à cabine espaçosa, enquanto a mecânica robusta é fácil de manter, uma vez que as peças são compartilhadas com diversos modelos da Fiat. O Doblò saiu de linha em 2021.

Fonte: KBB – Guilherme Silva
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?