QUASE 40 MUNICÍPIOS EM GOIÁS APLICARAM DOSES VENCIDAS DE VACINA; VEJA LISTA

Um levantamento publicado pela Folha de São Paulo mostra que Goiânia teria aplicado 60 doses de vacina contra Covid-19 de um lote vencido. Os imunizantes da AstraZeneca, cujo lote foi identificado sob o número 4120Z005, tiveram sua validade expirada no dia 14 de abril. Além da capital, pelo menos 38 municípios também usaram as doses. Em nota, a Prefeitura de Goiânia negou ter aplicado as doses fora do período de validade.
O levantamento do jornal foi feito com base em registros oficiais do Ministério da Saúde e apontam que pelos menos 26 mil doses vencidas da Astrazeneca foram aplicadas no Brasil. Em termos gerais, Goiânia aparece como a 62ª cidade que mais aplicou os imunizantes expirados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NENHUMA DOSE DE VACINA VENCIDA É REPASSADA AOS ESTADOS, DIZ MINISTÉRIO
Em Goiás, o segundo município que mais aplicou doses vencidas da vacina foi Vincentinópolis (32 doses), seguido de Alexânia (25).
Veja a relação completa de municípios que aplicaram doses vencidas em Goiás:
Prefeitura de Goiânia nega informação
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) declarou que não aplicou doses vencidas da vacina Astrazeneca na capital.
Conforme a pasta, as “vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas”. Ainda segudo a SMS, a secretaria tem aplicado as doses que recebe “em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque”.
“Como Goiânia faz vacinação em locais como drive thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema. Em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento. A secretaria garante, portanto, que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.”, afirmou a SMS.
Fonte: Mais Goiás
Foto Capa: Jucimar de Sousa/Mais Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content: