Conforme aponta o promotor, atualmente a comarca está desprovida de peritos, já que os dois únicos lotados no 11º NRPTC estão em licença...

O promotor Paulo Brondi, da 6ª Promotoria de Justiça de Jataí, com atribuição no controle externo da atividade policial, instaurou procedimento administrativo para averiguar a ausência de peritos no 11º Núcleo Regional da Polícia-Técnica (NRPTC). Conforme aponta o promotor, atualmente a comarca está desprovida de peritos, já que os dois únicos lotados no 11º NRPTC estão em licença, sem previsão de substituição dos servidores ou de novos peritos, o que contribui para a calamitosa situação de inúmeros inquéritos policiais aguardando solução.

Segundo argumenta Brondi, a Polícia Técnico-Científica exerce papel preponderante no auxílio à solução dos crimes que mais desassossegam a sociedade, sendo as perícias criminais essenciais para o bom funcionamento do sistema jurídico penal. Contudo, a situação da Polícia Técnico-Científica em Jataí tem ocasionado inúmeros transtornos, sobretudo para conclusão de inquéritos policiais que dependem de perícia para a finalização.

Como providência, foi enviado ofício à Coordenação do 11º NRPTC para que, no prazo de 10 dias, informe a possibilidade da lotação de novos peritos na regional. Também foi encaminhada cópia da portaria de instauração do procedimento administrativo à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando que, em 20 dias, preste esclarecimentos sobre o assunto.

Cristina Rosa / Foto: Banco de Imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE