
Da redação do Portal Panorama
Foto: divulgação PMJ
O Projeto Horta Urbana Solidária atingiu um novo marco com o início da colheita do alho, destacando mais um passo significativo nessa colaboração multifacetada. O projeto, que une o Banco de Alimentos da Prefeitura, a Unidade Prisional de Jataí, a EMATER de Jataí e a Universidade Federal de Jataí, busca produzir alimentos agroecológicos para abastecer o Banco de Alimentos do município.
No mês de junho, representantes do projeto visitaram a Unidade Prisional para inspecionar os bulbos de alho doados e cultivados no local. Esses bulbos passaram pelo processo de cultivo e estão agora prontos para a colheita. Após serem colhidos, os bulbos de alho seguirão para um processo de cura, que permitirá o armazenamento prolongado sem perda de qualidade. A previsão é que a produção final de alho, após a cura, alcance entre 20 e 30 kg.
A colheita do alho é mais um sucesso para a Horta Solidária Urbana, que já havia produzido cerca de 2.000 kg de alimentos diversos até o início de agosto. A lista inclui uma variedade de produtos, desde tomates até abóboras, passando por alfaces, cenouras e outros alimentos saudáveis. A adição do alho à lista de alimentos cultivados realça a expansão constante deste projeto colaborativo.
O projeto centraliza-se na cooperação para produzir alimentos agroecológicos. A Unidade Prisional contribui com mão de obra, espaço de cultivo e recursos hídricos, enquanto o Banco de Alimentos fornece conhecimento técnico, sementes, insumos e assistência. A Universidade Federal de Jataí desempenha um papel crucial, envolvendo estudantes em um projeto de extensão agroecológica. Caio da Silva e Lucas Batista, do NEAAF (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar), juntamente com Maisa Peres Rodrigues, técnica do Banco de Alimentos, desempenham papéis ativos na horta solidária da Unidade Prisional.