Na última semana, a Universidade Federal de Jataí anunciou em suas redes sociais que a primeira safra do “Mel UFG” já estava disponível para compra.
O mel é fruto do projeto de ensino, pesquisa e extensão do curso de Zootecnia, chamado “Apicultura UFG/Jataí: Produção e comercialização de mel e derivados”. Conversamos um pouquinho com a professora Erin Caperuto, para saber mais sobre o projeto.
De acordo com ela, toda comercialização do mel é realizada através da FUNAPE, Fundação de Apoio a Pesquisa. Os recursos obtidos são reinvestidos no próprio projeto, para manter e ampliar os serviços.
“O setor este ano estava com cerca de 8 colmeias produtivas e a perspectiva é de expansão para o próximo ano, pretendemos chegar a 20 colmeias produtivas”, conta Erin.
A casa de beneficiamento do mel está integrada à outros projetos de extensão, possibilitando aos produtores locais fazerem a extração do seu produto na própria Universidade, não necessitando ter esta infraestrutura inicialmente.
Também são conduzidos, no setor de apicultura, projetos de pesquisa e aulas práticas, sendo tudo isso custeado com o recurso proveniente do setor.
“O interessante da atividade é que, além da função das abelhas para o equilíbrio dos ecossistemas através da polinização, conseguimos produzir um alimento de altíssima qualidade. E pensando em termos financeiros sempre tão escassos, temos uma atividade que mesmo que pequena, nos permitirá realizar ensino, pesquisa e extensão com os próprios recursos, podendo atender aos pequenos produtores da região com maior eficiência”, explica a professora Erin.
Assim, se você deseja consumir um produto de qualidade, produzido por especialistas, e de quebra ajudar a fomentar ensino, pesquisa e extensão na universidade, basta entrar em contato pelo telefone: (64) 99298-4994.
Vale lembrar que a bisnaga de 500g custa R$15, e o litro 1400g custa R$40.
Larissa Pedriel
Foto Capa: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br