Proibição de charretes e carroças em perímetro urbano jataiense é aprovada na Câmara Municipal de Jataí
De autoria do vereador Major David Pires (PP), o projeto que prevê a proibição do uso de veículos de tração animal, bem como charretes e carroças, foi aprovado na última quarta-feira (15).
Na redação do projeto, o vereador inclui os veículos para “transporte de pessoas, bens, mercadorias e resíduos de construção civil, entulhos , materiais recicláveis e outros serviços” que possuam tração animal. A multa para o descumprimento é de meio salário mínimo e apreensão dos animais.
Ainda segundo o projeto, os animais só poderão ser utilizados em cavalgadas, hipismo, equoterapia, eventos de cunho religioso ou que tenham ligação com cultura, turismo e lazer.
Na justificativa do projeto, o Major cita os constantes maus-tratos, o esforço extremo aos quais são submetidos, a dieta inadequada e até as situações em que infecções causadas pela má colocação da ferradura levam ao sacrifício do animal.
O Brasil tem o maior rebanho equino da América Latina e o terceiro maior rebanho do planeta. Somados cavalos, mulas e asnos, são oito milhões de cabeças.
O projeto agora segue para o Executivo Municipal.
Thaysa Alves
Foto Capa: Vânia Santana/ CMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br
Share this content:

