Foto: PMJ

Enfrentamento da Covid-19 destacou ainda mais a importância de médicos, enfermeiros, técnicos e tantos outros profissionais que dedicam suas vidas em prol da saúde de todos...

O trabalho de enfrentamento da Covid-19, iniciado em março de 2020, destacou ainda mais a importância de médicos, enfermeiros, técnicos e tantos outros profissionais que dedicam suas vidas em prol da saúde de todos. Ao longo deste período milhares desses profissionais adoeceram e até mesmo perderam suas vidas ao seguirem no atendimento às demandas de saúde no Brasil.

No entanto, a vida dos nossos heróis não é fácil – segundo os resultados da pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fiocruz em todo o país, a pandemia alterou de modo significativo a vida de 95% dos trabalhadores da área da saúde, gerou intenso sofrimento psíquico, expresso em transtornos de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, entre outros.

A pesquisa revelou que a maioria dos profissionais está esgotado –  exaustão essa resultante não só da proximidade com o elevado número de casos e mortes de pacientes, colegas de profissão e familiares, como também das alterações significativas que a pandemia vem provocando em seu bem-estar pessoal e vida profissional. Quase 50% admitiram excesso de trabalho ao longo da pandemia, com jornadas para além das 40 horas semanais, e um elevado percentual (45%) deles necessita de mais de um emprego para sobreviver.

Nesta segunda-feira, dia 05 de julho, a prefeitura de Jataí emitiu nota na qual destaca o papel dos profissionais da saúde na imunização da população. “Desde o início da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, os profissionais envolvidos trabalham diuturnamente, e por vezes, têm deixado filhos, cônjuges e o descanso de seus lares, inclusive aos finais de semana e feriados para alcançar um objetivo maior – salvar vidas por meio da vacinação contra a Covid-19”, destaca a nota.

Seja na vacinação ou no cuidado com pacientes, o papel dos profissionais de saúde é inegavelmente importante o tempo todo, não só durante grandes crises como a pandemia da Covid-19. Sociedade e poder público devem reconhecer, homenagear e valorizar através de salários compatíveis com as jornadas e qualidade de vida nos ambientes laborais.

Por Estael Lima
Foto capa: PMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE