
Da redação do Portal Panorama – pn7.com.br
A pesquisa realizada pelo PROCON de Jataí revelou que os preços dos pescados tiveram um aumento médio de 10,01% em comparação à pesquisa de 2022. Foram coletados preços de peixes em supermercados e peixarias, como o Supermercado Jataí, Campeão Supermercados, Tosta Supermercados, Supermercado do Lar, Gourmet Pescados e Peixaria Pantanal. É importante destacar que os preços coletados refletem a realidade no momento da pesquisa e podem sofrer alterações posteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PROCON alerta aos consumidores sobre a embalagem e armazenamento dos produtos, como verificar se o pescado está exposto em balcão frigorífico, envolto em gelo picado e sempre protegido do sol e de insetos. Produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC. Além disso, é necessário verificar se o produto tem selos de inspeção, data de acondicionamento e prazo de validade.
O consumidor deve estar atento à aparência do pescado, com atenção para a firmeza da barriga do peixe, olhos brilhantes e salientes, guelras vermelhas e escamas presas ao corpo. O PROCON alerta também sobre o uso de toldos vermelhos nas barraquinhas das feiras, que podem “maquiar” a cor do peixe.
O PROCON recomenda ainda que os consumidores prestem atenção às condições de armazenamento e higiene do produto. No supermercado ou peixaria, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. Os produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a -18ºC e resfriados abaixo de 0ºC. A aparência do pescado também deve ser verificada, assim como selos de inspeção, data de acondicionamento e prazo de validade.
Para obter mais detalhes sobre o aumento médio de 10,01% nos preços dos pescados em Jataí, confira a pesquisa completa abaixo:
[pdf-embedder url=”https://pn7.com.br/wp-content/uploads/2023/04/PESQUISA_PESCADOS_2023.pdf”]