As chuvas intensas, acompanhadas de neblina, devem marcar os primeiros dias de abril em Goiás, no início do outono. Mas, além disso, as altas temperaturas também, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa condição continuará até, pelo menos, a metade do mês, aponta o órgão.
Elizabete Alves Ferreira, chefe do Inmet em Goiás, explicou que principalmente a primeira quinzena de abril ainda traz ocorrência de chuvas. Até o fim do mês é esperada uma média de 137.7 milímetros de chuva para Goiânia. No estado, esse volume vai variar entre 90 e 140 milímetros.
Alerta de chuvas intensas com rajadas de ventos de até 100 km/h é lançado para Goiás
Estamos no outono, que é um período de transição saindo do período chuvoso e indo para um período mais seco. Então existe essa característica. Principalmente no início do mês é bem atuante a condição de pancadas de chuva, por vezes bem intensas”, disse.
Segundo o Inmet, na segunda quinzena de março tivemos atuação de uma zona de convergência do Atlântico Sul, que formou um canal de umidade desde a região Norte do país e se encontrou com uma frente fria da região Sudeste, que persistiu por uma semana e, por isso, ocorreu um acumulado de chuvas significativas.
“A tendência é continuar essa chuva até o dia 19 de abril. Os modelos estão indicando isso e vamos acompanhar. É esperado ocorrência de pancadas de chuva pelo menos até lá”, disse Elizabete.
Neblina
A névoa que desce nas primeiras horas da manhã, conhecida como neblina, também são normais para o período em que estamos por causa da umidade que abaixa a temperatura e causa a condensação. “Principalmente no outono e inverno é muito frequente ter neblina no estado por conta do contraste térmico e por conter umidade”, explicou a meteorologista.
Temperatura
De acordo com o Inmet, pelos próximos dias as temperaturas continuarão mais elevadas, porque ainda vai se manter a condição que deixa o clima em torno de 21°C pela manhã e em torno de 31°C à tarde.
No final de semana em Goiânia e região a temperatura pode chegar aos 33°C. No norte e nordeste de Goiás há possibilidade de chegar aos 35°C.
Segundo Elizabete, nos próximos meses o estado entrará no período de temperaturas mais baixas durante o dia todo.
Maio, junho e julho são os meses com temperaturas mais amenas para a região de Goiás, tanto pela manhã quanto pela tarde. A média de maio é de 16°C. Junho e julho fica em torno de 14°C. Na região mais sudoeste do estado em torno de 13°C”, explicou.
Próximo final de semana
O Inmet alerta para as pancadas de chuva que devem continuar nesta quinta-feira (4) e seguindo até o domingo (7), por ainda ter umidade e abertura de sol. Essas chuvas vão acontecer de forma isolada com pancadas rápidas no período da tarde.
Ainda segundo instituto, a segunda semana de abril trará novamente mais instabilidade com tendência de diminuir a intensidade no final de semana dos dias 26, 27 e 28.
Em Jataí, a quinta-feira deve ter variação de nebulosidade, sol com de pancadas de chuvas isoladas, com temperaturas que variam entre 20ºC e 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% e 95%. Em Rio Verde, a previsão é semelhante, com temperaturas que variam entre 20ºC e 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%. Por fim, em Mineiros, a quinta-feira deve ter sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperaturas que variam entre 21ºC e 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 58% a 90%.
Fonte: O Popular
Foto: Alex Alves – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama