O prefeito do município de Rio Verde, Paulo do Vale confirmou na última quinta-feira (26) o primeiro caso confirmado de Covid-19 por transmissão comunitária, é um bancário de 33 anos que está internado na UTI de um hospital particular e respira com auxílio de aparelhos, mas seu quadro é estável.
Ele estava sendo monitorado por suspeita de pneumonia desde domingo (22) e foi internado na última quarta-feira (25) após sentir falta de ar.
O rapaz não possuiu nenhuma relação com os outros casos já confirmados anteriormente na cidade, não viajou para fora do país recentemente e sua última viagem foi para o carnaval em Salvador (Bahia), o que leva a ser o primeiro caso de transmissão comunitária.
A superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Flúvia Amorim, explica que isso significa que o vírus “está circulando de uma forma mais intensa e que essas medidas de controle – as recomendações e os decretos – mais do que nunca precisam ser seguidas.”
Na cidade, confirmaram-se 6 casos, três pacientes passaram por tratamento e foram curados, e 16 são suspeitos e passam por monitoramento.
O chefe executivo municipal reforçou a necessidade de isolamento social neste momento de descoberta do primeiro caso de transmissão comunitária.
Maria Alice
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br