Na segunda-feira (27), agentes da PRF flagraram um menor de 17 anos dirigindo um caminhão-baú carregado de pneus para reciclagem. Ele seguia de Jataí (GO) com destino à Goiânia a pedido do seu tio que era o proprietário do veículo e também não possuía habilitação. Como não havia pessoa habilitada para continuar a viagem, o caminhão foi apreendido para o pátio da PRF.
No segundo flagrante, na última terça-feira (28), um menor de 16 anos conduzia um caminhão carregado com ração, de Rio Verde/GO para Acreúna/GO. O pai do menor é o proprietário do veículo e foi quem entregou a direção para o inabilitado. O veículo foi liberado para o proprietário.
Nos dois casos foram lavradas multas no valor de R$ 1760 reais, e o proprietário levou 14 pontos na CNH. Os responsáveis também responderão pelo crime de trânsito previsto no artigo 310 do CTB com pena prevista de 6 meses a um ano de reclusão ou multa.
A legislação obriga que condutores de caminhões, categoria C (profissional, estejam habilitados, no mínimo, há um ano na categoria B e não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, e não sejam reincidentes em infrações médias, durante os últimos doze meses.
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br