A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com cerca de 75 mil copos térmicos importados da China, na manhã desta segunda-feira (29), na BR-153, em Jaraguá. De acordo com a PRF, o caminhão também foi apreendido e levado para o depósito da Receita Federal.
Os copos saíram de Macapá (AP) e seriam distribuídos para comerciantes em São Paulo, conforme apurou a corporação. A PRF chegou até o veículo após o compartilhamento de informações com a Receita Federal.
Como mencionado, a abordagem aconteceu na BR-153, em Jaraguá. Naquele momento, os agentes verificaram que as notas fiscais tinham informações que não correspondiam aos valores da mercadoria.
Com isso, eles transportaram a carreta até Goiânia e constataram que a mercadoria tinha sido importada com suspensão dos tributos aduaneiros para ser comercializada apenas dentro da Área de Livre Comércio de Macapá, mas foi indevidamente desviada para São Paulo sem o recolhimento do imposto de importação e o imposto de produtos industrializados.
Motorista e nota fiscal com valor fora da realidade
A assessoria da PRF informou que o motorista é funcionário de uma transportadora que estava regular e que apresentou a nota fiscal. Desta forma, ele não foi detido.
A nota, por sua vez, estava irregular. O valor documento era de R$ 70 mil, mas a PRF estima que o produto valha cerca de R$ 10 milhões.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução – PRF
Jornalismo Portal Panorama