Clima Tempo Previsão Jataí Goiás Igreja Católica São Sebastião drone ceu azul

Foto: Alex Alves - Portal Panorama

CIMEHGO aponta variação de nebulosidade e alerta para risco de tempestades isoladas na região Sudoeste.

O município de Jataí, localizado na região Sudoeste de Goiás, terá neste sábado (12) um dia com sol e variação de nebulosidade, segundo boletim emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). A previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isoladas, típicas do período de transição entre estações, que podem ocorrer principalmente à tarde e no início da noite.

As temperaturas devem variar entre mínima de 18 °C e máxima de 31 °C, proporcionando um clima ameno ao longo do dia. A umidade relativa do ar ficará entre 50% e 95%, o que favorece a sensação de conforto térmico pela manhã, mas também contribui para a formação de chuvas ao longo do dia. A previsão de precipitação acumulada é de 5 mm.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Além disso, o CIMEHGO emitiu alerta para risco de chuvas intensas em todo o estado, com volumes que podem chegar a até 40 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Essas condições podem ocasionar alagamentos, quedas de árvores e danos à infraestrutura urbana e rural. Jataí está entre os diversos municípios mencionados no prognóstico de risco potencial para tempestades.

A condição meteorológica será semelhante em cidades vizinhas como Rio Verde, Mineiros e Caiapônia, que também apresentam possibilidade de pancadas de chuva isoladas, com temperaturas máximas entre 30 °C e 32 °C. Já a cidade de Santa Helena pode ter até 12 mm de chuva, com máxima de 32 °C, enquanto Doverlândia e São João da Paraúna apresentam previsão de 7 a 8 mm de precipitação.

Mesmo com as pancadas previstas, os índices de umidade se mantêm elevados, o que, aliado às temperaturas mais amenas pela manhã, evita extremos de calor. No entanto, a combinação de calor e umidade durante o dia mantém ativo o risco de instabilidades.

A população deve estar atenta às mudanças rápidas no tempo, especialmente durante a tarde, e seguir as orientações das autoridades em caso de tempestades. O monitoramento contínuo dos mananciais na região mostra que o Rio Verde (Verdão), que corta municípios próximos como Paraúna e Maurilândia, registrou recentemente níveis abaixo do mínimo histórico, mas voltou à zona de normalidade nos últimos dias — um sinal de recuperação importante.

Por Victor Santana Costa
Foto: Alex Alves – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?