O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta segunda-feira (20), um alerta da perigo quanto à possibilidade de chuvas intensas em Goiás entre hoje e amanhã, terça-feira (21). O instituto informou que o estado pode registrar chuvas de até 60 mm/h e ventos de até 100 km/h.
O alerta laranja de perigo, que tem validade até às 11h desta terça-feira, cita ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em Goiás, podem ser afetadas as regiões Leste, Norte, Centro, Noroeste e Sul. Em Goiânia, a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) é de variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas, temperatura máxima podendo chegar aos 29ºC e umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%.
O Cimehgo prevê chuva de 10 mm para a capital nesta terça-feira. O instituto explica que as pancadas de chuva têm origem no corredor de umidade influenciando a parte Centro-Norte do estado de Goiás.
Previsão do tempo: chegada do verão traz chuvas com raios, rajadas de vento e granizo
O verão começa oficialmente amanhã, terça-feira (21), perdurando pelos meses de janeiro, fevereiro e março. Conforme o Cimehgo, com o aumento da temperatura do ar sobre o continente, as chuvas são acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventualmente granizo.
De acordo com o instituto, na estação verão podem observar alguns aspectos no tempo em Goiás como dias mais longos e noites mais curtas, chuvas volumosas acompanhadas de rajadas de ventos fortes e descargas atmosféricas e veranico, que são períodos de estiagem de vários dias sem a ocorrência de precipitação.
Do Mais Goiás