Dia 14 de setembro, às 7h, no Parque Ecológico Diacuí, a Prefeitura de Jataí realizará o Dia D do Manejo Ambiental. O evento dará início à 2ª Etapa do Manejo Ambiental de 2019.
A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, em conjunto com as demais secretarias municipais, o Corpo de Bombeiros e o 41º Batalhão do Exército, e visa realizar uma limpeza sequencial em todos os bairros da cidade, durante 11 dias. A ideia principal é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar e promover a integração com a comunidade. O Aedes transmite, além da dengue, a febre amarela, a zika e a chikungunya.
Equipes compostas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Combate às Endemias (ACEs), trabalhadores braçais contratados e soldados do Exército realizarão visitas em todos os imóveis do município para a retirada somente de materiais inservíveis que possam acumular água e servir de abrigo para animais sinantrópicos, como ratos, escorpiões e pombos. Haverá também uma equipe com maquinário pesado para a retirada de entulhos e resíduos maiores, como sofás, geladeiras, fogões, entre outros.
No dia 27 de setembro, será realizada uma limpeza nos leitos dos córregos Jataí e Diacuí e, em paralelo, serão promovidas ações de educação ambiental nos domicílios que estão nas proximidades desses córregos.
A prefeitura pede que a comunidade jataiense se envolva, realizando uma limpeza prévia no seu imóvel, separando os materiais inservíveis que serão coletados e recebendo bem as equipes que farão o manejo.
Fonte: COMUNICAÇÃO/PMJ
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br