Cidades Jataí Notícias PMJ Top Destaque

Prefeitura inicia segunda etapa testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 em Jataí

Saiba como serão distribuídas as senhas para os exames...

A testagem rápida em massa para a detecção da Covid-19, em Jataí, teve início no último dia 8 de julho e atendeu inicialmente os profissionais e moradores do Albergue São Vicente de Paula, servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da equipe da Vigilância Epidemiológica e vários outros profissionais que tem atuado na chamada “linha de frente” durante a pandemia.

A segunda etapa teve início nesta sexta-feira, dia 24 de julho, com a distribuição de senhas para a testagem por amostragem da população. O prefeito Vinícius Luz, em pronunciamento em suas redes sociais, informou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dividiu a cidade em sete áreas nas quais homens do Exército e da equipe de combate a endemias distribuirão as senhas e os termos de consentimento para a participação nos testes. Os participantes serão contactados posteriormente para agendamento do exame.

A iniciativa é mais uma das ações do poder público municipal para minimizar os impactos de pandemia de Covid- 19 em Jataí. Segundo Vinícius Luz, a partir dessa ação, os números de infectados na cidade devem aumentar, mas essa ação é necessária a fim de identificar a incidência e a prevalência do vírus na cidade e atualizar o rastreamento e o isolamento de infectados.

Lembrando que, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o teste rápido não detecta especificamente o novo Coronavírus (Sars-CoV-2), mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo caso a infecção tenha ocorrido. O objetivo da testagem é identificar, com mais exatidão, os focos de contágio e a circulação do vírus na cidade, permitindo a elaboração de políticas públicas para contenção da pandemia.

Em caso de dúvidas a população pode em contato com a SMS pelos números: (64) 98446-1322 / 3606-3680 /3606-3681 / 3606-3682 /3606-3683.

Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

mm

Estael Lima

Estael Lima - Graduada e mestre em História, com ênfase em cultura e poder. Amante da comunicação e de todas as artes. Tem experiência em gestão de comunicação, relações públicas e mídias digitais. Redatora, aspirante a cronista. Como disse Simone de Beauvoir, “Não se pode escrever nada com indiferença”.

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as principais notícias do dia

Abrir conversa
Precisa de ajuda?