Buscando amenizar o impacto financeiro causado pela tarifa de água e esgoto no orçamento das famílias de baixa renda, o prefeito Vinícius Luz lançou nesta terça-feira (15), na sede da administração municipal, o Auxílio Cidadão, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a companhia de saneamento de Goiás – Saneago – e visa dar efetividade à tarifa social, capaz de beneficiar famílias mais humildes com até 50% de desconto na tarifa.
Na ocasião, estiveram presentes ao lançamento, além do prefeito, a vice-prefeita, Simone Oliveira Gomes, o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Carvalho, os vereadores Gildenício Santos, Marcos Antônio, Kátia Carvalho, João Rosa Leal, Carvalhinho e Thiago Maggioni, representantes de entidades de classe, auxiliares do prefeito Vinicius Luz e servidores locais da Saneago.
Na ocasião o prefeito ressaltou que o Auxílio Cidadão vem para beneficiar famílias de baixa renda; um compromisso assumido com a população e que neste momento está sendo cumprido. Agradeceu o empenho da vice-prefeita para a realização da parceria e também à Saneago.
Já a vice-prefeita falou do compromisso do governo Vinícius Luz com a área social, agradeceu a parceria com a Saneago e todos os envolvidos.
Jalles Fontoura afirmou que percebeu em Vinicius e Simone o desejo de se fazer justiça social e que a Saneago irá atender a todos que realmente comprovarem os requisitos exigidos para o acesso ao benefício.
Critérios para ser beneficiado com o Auxílio Cidadão
Poderão ser contemplados empreendimentos residenciais e comerciais – desde que obedeçam os seguintes critérios:
Categoria – Residencial Social (destinada a usuários de baixa renda)
- ser beneficiário de programa social dos Governos Federal, Estadual ou Municipal em vigor ou então ser avaliado pela equipe da Saneago sob os seguintes aspectos:
- residir em imóvel residencial com área de até 60m²;
- possuir renda familiar de até 2 salários mínimos comprovados em contra-cheque, CTPS, recibo de pagamento, Carnê do INSS ou declaração elaborada em cartório que informe atividade e renda;
- não possuir fonte alternativa de abastecimento de água;
- apresentar consumo mensal de até 20m³ por ligação/mês.
Categoria – Comercial II (destinada a comércio de pequeno porte e de baixo consumo)
- Consumo médio nos últimos 6 meses – até 10m³;
- não possuir fonte alternativa de abastecimento de água;
- se enquadrar numa das categorias abaixo, desde que tenha área de até 30m²:
- Depósitos e galpões em geral
- Escritórios
- Garagens, estacionamentos (sem lavagem de automóveis)
- Lojas comerciais
- Oficinas
- Pequenos comércios
- Pit dog, quiosques de lanches (que vendem em média até 40 lanches por dia)
- Consultórios, clínicas de atendimento (média de 12 pessoas/dia)
- Bar tipo B-1 banheiro ou instalações precárias
- Apresentar consumo mensal de até 10m³
Mutirão para cadastramento das famílias/empresas com perfil para serem beneficiadas
No próximo fim de semana, dias 19 e 20, haverá um grande mutirão promovido pela Prefeitura de Jataí no auditório Hildebrando Alves de Assis localizado na Secretaria Municipal de Saúde (antigo Fórum) (R. Riachuelo, 2762 Vila Fátima), pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – das 08h às 17h, sem intervalo para almoço – para o início do cadastramento desses usuários que terão seu cadastro analisado pela Saneago (considerando que o cadastro deve ser feito por pessoas que atendam os requisitos acima)
Após o mutirão, o cadastramento será feito de forma permanente nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)
1) CRAS – Vila Sofia
Endereço: Rua Enedino Peres, nº 634 – Vila Sofia
2) CRAS – Bairro Mauro Bento
Endereço: Rua 11, Q. 08, nº 614 – Mauro Bento
3) CRAS – Jd da Liberdade
Endereço: Av. Deputado Manoel da Costa Lima, 541, Jd da Liberdade
Fonte / Foto: DECOM/PMJ
Jornalismo Portal Panorama