21 de setembro de 2024
Mudança temporária visa adaptar o funcionamento das instituições de ensino às condições climáticas adversas na cidade

Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7

Na manhã desta terça-feira, 10 de setembro de 2024, a equipe do Portal Panorama entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Jataí, que informou diretrizes em caráter de urgência para o período de estiagem no município. Em razão das altas temperaturas, queimadas e dos baixos índices de umidade relativa do ar, que agravam a sensação de mal-estar, foi determinada a alteração temporária dos horários de funcionamento nas escolas da rede municipal.

A medida afetará as aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno (Educação de Jovens e Adultos – EJA) das escolas regulares, com término antecipado para 9h, 15h e 21h, respectivamente. Para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas de tempo integral, o atendimento será reduzido, ocorrendo das 7h às 12h. Essa alteração é válida até sexta-feira, 13 de setembro, ou até nova ordem.

Além da redução de horários, a Secretaria Municipal de Educação listou orientações essenciais para minimizar os efeitos do tempo seco entre alunos e professores. Entre as recomendações estão:

  1. Usar roupas leves;
  2. Beber água com frequência;
  3. Espalhar panos ou baldes com água dentro das salas de aula, pátios ou quadras;
  4. Evitar grandes aglomerações;
  5. Evitar contato com itens que acumulam pó, como bichos de pelúcia, carpetes e tapetes;
  6. Evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos;
  7. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
  8. Manter as salas higienizadas;
  9. Lavar nariz e olhos várias vezes ao dia;
  10. Realizar atividades físicas moderadas ou recreativas.

Caso a umidade do ar continue baixa, as aulas de educação física poderão ser realizadas em sala de aula. Os docentes são orientados a adotar metodologias menos intensas, como atividades lúdicas e o uso de materiais pedagógicos complementares, além de reforçar a importância da hidratação e de pausas durante as atividades físicas. A Prefeitura reforça que essas medidas visam preservar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente escolar durante o período de estiagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?