Prefeito se reúne com imprensa para discutir sobre balanço da última gestão

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
A imprensa jataiense se reuniu nesta terça feira (20) em um café da manhã com o prefeito Vinícius Luz para discutir sobre o balanço da última gestão. No encontro, estiveram presentes representantes de rádios, tvs, jornais e sites que tiveram a oportunidade de opinar sobre diversos assuntos e debater sobre ações do atual governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o prefeito fez uma prestação de contas sobre questões que envolvem o município, como por exemplo, a reformulação do contrato com a Saneago e Odebrecht em relação aos serviços prometidos por estas empresas. Além disso, comentou sobre ações realizadas no âmbito da segurança pública, como a reativação do GGIM com ações conjuntas envolvendo poder judiciário, Ministério Público e outras entidades da sociedade civil.
Ainda quanto à segurança pública, Vinícius Luz argumentou que a implantação da guarda municipal de acordo com a atual situação financeira do município não será possível neste momento, sendo que, dependendo da conjuntura, o projeto de sua criação poderá ser enviado à Câmara Legislativa ainda neste ano.
Sobre a área do novo aeroporto, Vinícius destacou que a sua venda de nada adiantará ao município visto que já foi feito um gasto de 6 milhões de reais com terraplanagem e, por isso, a venda da área por cerca de 1 milhão de reais não se justificaria. Além disso, o deputado federal Daniel Vilela já garantiu recursos para construir o aeroporto, sendo assim, a prefeitura não precisa desembolsar mais nenhum valor.
Ao comentar sobre a atual situação financeira da prefeitura municipal, Vinícius Luz ressaltou que mesmo tendo saldo bancário, foram herdadas da última gestão algumas dívidas no que diz respeito ao setor da saúde. Também existem dívidas quanto à previdência, sendo que o fundo municipal de saúde foi um dos grandes responsáveis por estas dívidas e há certa dificuldade de pagamento de parte destes débitos por conta da falta de recursos. Por conta de tudo isso, Vinícius Luz destacou que atualmente o setor da saúde é o mais preocupante.
Com relação à dívida total da prefeitura, existe um déficit financeiro de aproximadamente 11 milhões de reais, herdados do ano de 2016. Portanto, ao falar sobre medidas orçamentárias e financeiras que estão sendo tomadas nesta gestão, o prefeito afirmou que alguns cortes devem ser tomados, como por exemplo, a questão da portaria sobre a insalubridade dos servidores, visto que muitas pessoas estavam recebendo adicional por insalubridade indevidamente e, por meio desta portaria, determinou-se a redução desses valores para nível médio, que é de 20% e contratação de estudo especializado para determinar quem e onde deve receber por insalubridade.
Dessa forma, por conta deste e outros problemas, talvez demore um pouco mais de tempo para fazer todos os ajustes necessários quanto à situação financeira e orçamentária do município, de acordo com o prefeito. Portanto, para que as ações propostas durante a sua campanha eleitoral sejam realizadas, podem ser necessárias algumas mudanças que talvez não agradem toda a população jataiense.
Rosana de Carvalho / Fotos: Vânia Santana – Site PaNoRaMa
Share this content: