PREFEITO ESCLARECE PROCEDIMENTOS DE VACINAÇÃO COM IMUNIZANTE DA PFIZER

Cidades Top Geral

A Prefeitura de Jataí divulgou hoje, 09 de junho, vídeo em que o prefeito Humberto Machado esclarece a população sobre os procedimentos de vacinação com o imunizante da Cominarty Pfizer/BioNTech. O município recebeu 2340 doses do imunizante na tarde de ontem (8).

SESC

As doses, destinadas à primeira dose  do esquema vacinal, serão destinadas aos grupos prioritários, de acordo com o Plano Nacional de Imunização e à população em geral. A aplicação das doses se inicia amanhã, dia 10 de junho.

Humberto Machado esclareceu que, conforme definido pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, as doses serão disponibilizadas ao município de Jataí de acordo com o agendamento diário de pessoas a serem vacinadas. A necessidade de agendamento se deve às especificidade do imunizante, que requer controle de temperatura rigoroso, devendo ser manuseada e aplicada em ambiente climatizado, o que impede por exemplo a imunização no drive-thru.

A prefeitura disponibilizou um telefone para os agendamentos e procederá a vacinação de acordo com a listagem elaborada a partir deste contato. Humberto informou ainda que as doses serão distribuídas ao longo dos dias, até que sejam todas disponibilizadas à população.

Os imunizantes da Cominarty Pfizer/BioNTech são diferente de outras vacinas, pois não há a necessidade de cultivar grandes quantidades de vírus para usá-los como matéria-prima, o que torna o processo mais barato e mais rápido. Essa vacina é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2.

Segundo informações da empresa, para que o esquema vacinal seja completo, devem ser aplicadas duas doses da vacina, com um intervalo maior ou igual a 21 dias (de preferência 3 semanas) entre a primeira e a segunda dose.

Confira o vídeo completo com os esclarecimentos de Humberto Machado:

Por Estael Lima
Foto capa: Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.