Na manhã desta terça-feira (1º de outubro de 2024), a equipe do Portal Panorama começou a receber diversos prints de uma publicação sobre uma pesquisa eleitoral que usava indevidamente a logo do portal. A notícia imitava o formato de publicações oficiais do Portal Panorama nas coberturas das eleições 2024, com o objetivo claro de confundir os leitores, fazendo-os acreditar que a pesquisa havia sido divulgada pelo veículo.
Assim que tomou conhecimento da situação, o departamento responsável do Portal Panorama emitiu uma nota oficial, confirmando que a publicação é falsa e que o portal jamais divulgou a referida pesquisa. Tentativas de contato foram feitas com o site que usou fraudulentamente a marca do Portal, mas até o momento, não houve sucesso em estabelecer comunicação.
Na nota oficial, o portal esclarece:
“O Portal Panorama vem a público informar que é FAKE a suposta pesquisa divulgada em nosso nome na data de hoje, terça-feira, 1º de outubro. A logo do Portal foi utilizada de forma indevida, sem nossa autorização, e não temos qualquer tipo de parceria com o meio que realizou a divulgação. Esse uso fraudulento visou confundir o público, imitando o formato que utilizamos em nossas postagens para dar a entender que a referida pesquisa foi divulgada por nós.
Queremos esclarecer que, por não termos informações concretas ou confiáveis sobre o meio responsável pela contratação e divulgação da pesquisa, e por não haver como verificar sua veracidade ou a conduta da entidade que a promoveu, esta pesquisa nunca foi divulgada em nosso portal.
Reforçamos que não compactuamos com qualquer tentativa de induzir o eleitor ao erro, independentemente do candidato envolvido.”
O Portal Panorama reafirma seu compromisso com a informação verídica e transparente e alerta os leitores para sempre verificarem a origem das notícias antes de compartilhá-las. O uso não autorizado da marca do portal, principalmente em um contexto eleitoral, representa uma grave tentativa de enganar o público e prejudicar o processo democrático.
O Portal Panorama merece total apoio neste momento, principalmente pela postura firme e ética ao desmentir essa falsa pesquisa que tentaram associar ao seu nome. Quem recorre a fake news para enganar o eleitor não só comete um grave erro, mas também subestima a inteligência da população, especialmente a de Jataí, que sempre foi conhecida por sua consciência política. Usar artifícios desonestos para influenciar votos é dar um tiro no próprio pé. O eleitor jataiense sabe diferenciar o que é verdadeiro e rejeita qualquer tipo de manipulação.