Por que fazer networking é fundamental?

Sem categoria

Para quem ainda não sabe, networking é uma palavra que remete a capacidade de criar, formar, desenvolver e manter redes sociais na vida real. Ou seja, relacionamentos como pessoas a sério e não apenas dentro de tecnologias em internet.

Se trata do grupo de pessoas conhecidas, a quem alguém seria capaz de se dirigir e propor uma oportunidade de marcar um encontro, um happy hour ou convidar para algum evento, a fim de realizar negócios ou simplesmente trocar algumas ideias sobre determinados assuntos.

Muitas pessoas estão a par e sabem da imensa importância do networking, não só para abrir novas oportunidades de negócio e benefícios, mas também para o desenvolvimento da própria carreira e cúrriculo. No entanto, a maior parte das pessoas sabem da importância de usar o networking como parte integrante da rotina e trabalho, mas não faz. Para manter as redes sociais ativas é necessária uma atenção permanente.

Atualmente, principalmente para o mercado de trabalho, o networking é fundamental para se conseguir uma colocação considerável. A maioria das novas oportunidades de emprego surgem através de uma forma de contato pessoal e tal proporção é tanto mais significativa quanto mais elevada for a responsabilidade e função do cargo em questão. É importante destacar que é devido a confiança na pessoa responsável por desempenhar determinada função e das provas que já demonstrou no mercado de trabalho que se consegue alcançar a um cargo de maior importância.

Várias pessoas confundem o significado real do networking, não sabendo que se trata de um processo sistemático para estabelecer e manter relações a fim de procurar informações e recursos que contribuirão para atingir determinados objetivos. O propósito maior do relacionamento, consiste na criação de relações e interações a longo prazo e não ligações curtas e objetivas.

Algumas pessoas vêem o networking como uma atividade egoísta como se o seu principal foco fosse usar uma pessoa para conseguir algum objetivo pessoal. No entanto, é importante saber que o segredo é a reciprocidade. Trata-se de conseguir alcançar os próprios objetivos, realizar um trabalho de forma eficaz, mas ao mesmo tempo dar aos outros aquilo que necessitam para que também alcancem seus objetivos.

Veja a seguir algumas dicas de como colocar em pratica o networking:

– O ponto principal para desenvolver ativamente a rede social consiste em dar. O príncipio não funcionará de forma exata sem que alguém tome a iniciativa. Atender a pequenos pedidos de ajuda, agradecer iniciativas, contatar espontaneamente e se oferecer para ajudar são os primeiros passos.

– Tão importante quanto, é ser capaz de pedir. Ao precisar de algo ou ajuda de alguém, simplesmente peça. Caso a outra pessoa não ceda, certamente terá uma explicação cabível ou pedirá algo em troca e então inicia-se um processo de negociação.

– Por último e não menos importante é a comunicação. Falar sobre as próprias ideais é fundamental, pois é aí que entra no processo de ideias coletivas que ajudarão com as outras como apoio mútuo.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.