Por que evitar o sal em excesso?

Saúde e Bem Estar

O Consumo do sal em excesso, além de fazer o corpo inchar por reter líquidos, pode fazer muito mal à saúde. Segundo pesquisas, o consumo diário ideal do alimento é de apenas 6 gramas para um adulto. No entanto, as pessoas consomem em média 12 gramas ao dia, que é o dobro do recomendado.

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O excesso do sódio pode aumentar a pressão arterial, elevando assim o risco de doenças nos rins e cardiovasculares, o que leva ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, câncer e problemas circulatórios como o AVC e infarto.

No entanto, o problema não está apenas no consumo exagerado de sal, mas também no consumo excessivo de sódio, presente em grande quantidade nos alimentos industrializados, principalmente em molhos como Ketchup e Molho inglês, por exemplo.

Devido a tais fatos anteriores, é importante evitar o excesso de sal nos alimentos, evitando consequentemente, danos maiores à saúde prevenindo antes que seja tarde demais, confira algumas dicas e métodos para evitá-los:

Faça trocas inteligentes

Para diminuir o consumo de sal sem ter que comer pratos sem gosto, é recomendado utilizar outros temperos, como alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, louro, manjericão, salsa, limão, cebola, vinagre azeite e alho. Além de deixarem a comida saborosa, tais alimentos contribuem para a saúde. Outra dica valiosa é não deixar o saleiro na mesa enquanto faz as refeições para evitar cair em tentação.

Tenha cuidado com alimentos de sódio

Nos supermercados há muitos alimentos ricos em sódio. E, às vezes, nós, consumidores, compramos o produto sem atentar para esse detalhe. Alguns dos principais vilões são: temperos prontos, produtos em conserva, enlatados, embutidos, caldos concentrados, salgadinhos, sopas e macarrões instantâneos.

Coma na medida

Para quem não quer colocar a saúde em risco, o certo é ingerir 6 g de sal por dia – o equivalente a 6 colheres (café). É importante lembrar que colocar menos sal na comida já é suficiente. Veja no rótulo dos alimentos qual a taxa de sódio. Se for alto, vale troque por um com teor menor.

Direto para o prato

É importante também incluir no dia a dia, verduras, legumes, frutas, leite e derivados sem gordura, cereais (como arroz, milho e aveia), e leguminosas, como feijão. Vale tomar chás, leite e iogurte sem açúcar e comer doces apenas uma vez por semana mesmo assim, em pouca quantidade.

Nayara Borges – Site PaNoRaMa

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