A má distribuição de renda traz diversas consequências à sociedade, como o aumento dos índices de pobreza, baixos índices de escolaridade, crescimento da violência, entre outros. No Brasil, a alta taxa de desemprego agrava os problemas de desigualdade já existentes, é o que aponta um estudo divulgado recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que analisou os dados recentes sobre emprego e renda no país.
Muitas iniciativas buscam contornar este cenário. Uma delas é a “Casa de Vegetação”, idealizada pela Faculdade UNA Jataí, que abrigará diversos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Engenharia Civil e Medicina Veterinária como, por exemplo, o desenvolvimento de uma horta comunitária sustentável, a qual está sendo implantada em uma área de 1000m², sendo 40m² utilizados para a construção do viveiro.
Os estudantes estão envolvidos no projeto desde a preparação do solo à produção de mudas, o que ampliará sua prática e conhecimentos, permitindo o desenvolvimento das habilidades na área. Nos primeiros anos serão cultivadas hortaliças convencionais como: alface, cebolinha, couve, salsa, almeirão, rúcula e cenoura.
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia da UNA Jataí, Juliana Teodora, a área foi cedida por uma empresa parceira, “as hortaliças serão doadas para a população de baixa renda, sendo que quando estiverem aptas para o consumo, a instituição fará o levantamento dos principais setores onde há essa necessidade, será feito um pré-cadastro para então ser direcionado à doação”, disse.
A Diretora Daniela Tessele afirma que a inauguração da Casa de Vegetação é de grande importância para todos, pois “traz uma excelente oportunidade de aproximar acadêmicos e comunidade local, propicia um ambiente ideal para compartilhar conhecimento e aplicar as teorias e técnicas aprendidas em sala de aula. Além disso, a participação dos setores público e privado demonstra como incentivos na educação resultam em benefícios à sociedade”.
A prefeitura de Jataí doou 50 mudas de plantas do Cerrado para a Casa de Vegetação. Elas serão utilizadas no projeto desenvolvido pelos estudantes para revitalizar uma área da cidade, que será definida posteriormente. Outras espécies de mudas do tipo frutíferas, do cerrado e hortaliças também serão produzidas por eles no local.
A inauguração acontecerá nesta terça-feira, dia 20 de agosto de 2019, e contará com a presença de Marcelo Battistella Bueno, CEO e também um dos fundadores da Ânima Educação, sendo sua primeira visita ao Estado e motivada pela importância do projeto implantado pela UNA Jataí, com apoio de empresas locais que viabilizaram a construção da Casa de Vegetação, através de doações que vão desde o terreno utilizado, à madeira, sementes, adubos, etc., contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas.
Diversos outros projetos acadêmicos também serão desenvolvidos no local, como o Campo Agrostológico, montado com as principais forrageiras utilizadas na nutrição animal, e o ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), que consiste na integração de diferentes tipos de cultura em uma mesma área, produzindo em conjunto, por exemplo, cevada, braquiária, arroz, trigo e eucalipto. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando a produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade e, com isso, reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas e se adapta às diferentes realidades produtivas.
Projetos como esse demonstram que a educação tem o poder de transformar a realidade de uma sociedade, e que para isso, é preciso iniciativa, incentivo e cooperação.
Agenda:
Inauguração da “Casa de Vegetação”
Dia 20 de agosto, às 20h na sede da UNA Jataí.
Endereço: R. José de Carvalho, 1.800 – St. Epaminondas II, Jataí – GO
Fonte: Comunicação UNA Jataí
Revisão: Larissa Pedriel
Foto Capa: Divulgação
panorama.not.br