Políticos de oposição propõem projeto para diminuir salário dos vereadores de Jataí

Notícias Política

Em iniciativa de dois vereadores de oposição de Jataí, Thiago Maggioni e Vinícius Luz ambos do PSDB, foi feito um projeto visando a diminuição dos salários dos vereadores. O mesmo seria protocolado no mês de setembro, entretanto, em análise feita pela Procuradoria do Município, os dois vereadores receberam a notícia de que o projeto não poderia ser analisado, já que seu conteúdo versa sobre alterações no Regimento Interno da casa, podendo apenas a Mesa Diretora apresentá-lo.

TEste 2020 aac

Após análise feita por alguns advogados a pedido dos dois vereadores do PSDB, decidiu-se, por meio de uma brecha na legislação que o projeto poderia ser de medida popular, ou seja, apresentado pela população de Jataí à Câmara Municipal, visando a redução dos gastos públicos.

Segundo Maggioni, na elaboração do projeto, ficou estipulado que a remuneração dos vereadores seria de dois salários mínimos, para que seja condizente apenas com a sustentação do seu trabalho, como por exemplo, para auxílio alimentação e combustível e não como sobrevivência, já que para o vereador, a política não pode ser vista como profissão. Ressalta-se que a diminuição dos salários englobaria também os cargos de prefeito, vice-prefeito e secretarias.

Dessa forma, Thiago Maggioni afirma ser muito importante mobilizar as pessoas para que assinem o projeto e que o mesmo possa ser protocolado na Câmara Municipal, sendo analisado e votado pelos vereadores. Por isso, em alguns lugares mais movimentados da cidade, como os Lagos JK e Diacuí e Praça Tenente Diomar Menezes, existem algumas tendas nas quais as pessoas que forem favoráveis à diminuição salarial dos vereadores, possam assinar o projeto.

Ainda segundo ele, são necessárias 5% de assinaturas dos eleitores do município, ou seja, cerca de 3 mil, para que o projeto, que pode sofrer emendas possa ser apreciado na Câmara Municipal. Quem desejar assinar o projeto deverá estar com o título de eleitor e documentos pessoais no momento.

Rosana de Carvalho / Foto: Vânia Santana – Site PaNoRaMa

One thought on “%1$s”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.