Polícia Civil deflagra Operação “Agrofraude” com 41 prisões em 9 estados

Na manhã desta terça-feira (07), a Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Rio Verde, deflagrou a Operação “Agrofraude”. O objetivo foi desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.
As investigações começaram após diversas denúncias de vítimas do golpe do “falso intermediário”, aplicado na venda de grãos de milho. Nesse esquema, os criminosos se passavam por compradores legítimos para obter informações sobre produtos em fazendas, como fotos, vídeos, quantidade e qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, eles se apresentavam como vendedores a outros corretores e compradores. Assim, concretizavam negócios fraudulentos. Somente em Rio Verde, o golpe vitimou mais de 10 pessoas e gerou prejuízo estimado em R$ 1 milhão.
Durante a investigação, a polícia identificou 41 indivíduos diretamente envolvidos. Ao longo de cinco anos, o grupo movimentou mais de R$ 120 milhões. Para combater o esquema, foram cumpridos 41 mandados de prisão temporária e 46 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, bens foram sequestrados e contas bancárias bloqueadas.
A operação ocorre de forma simultânea em oito estados da Federação, além do Distrito Federal. Dessa forma, diversas unidades da Polícia Civil atuam juntas para coibir fraudes e responsabilizar todos os envolvidos.
Por Gessica Vieira
Reportagem Mary Linder
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: