Pneus vendidos passarão a ter selo de qualidade

Notícias Top Geral

A partir de abril deste ano, todos os pneus lançados no Brasil daí em diante deverão cumprir certas exigências de qualidade. A regra será ainda mais ampla a partir de outubro de 2016, quando todos os pneus fabricados no Brasil ou importados deverão ser etiquetados com informações sobre sua resistência ao rolamento, desempenho em piso molhado e ruído gerado. Tudo isso em conformidade com a Portaria 544/12 do Inmetro.

Esta etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e que classifica eletrodomésticos e automóveis quanto a eficiência, sendo regulamentado pelo Inmetro. Dessa forma, a resistência ao rolamento, característica que influencia diretamente no consumo do veículo, será classificada de A a G. Da mesma maneira, a aderência em pisos molhados, também terá esta classificação. E, por último, haverá a graduação quanto ao ruído de rolagem dos pneus em três ondas que, negritadas, representarão o maior nível de ruído externo.

Por tudo isso, esta etiquetagem terá também o propósito de manter um padrão de qualidade nos pneus vendidos aqui, pois, o não cumprimento destes critérios mínimos fará com que os pneus não possam ser comercializados. Isto é um alerta ao consumidor, diante de muitas marcas desconhecidas e que estão no mercado.

Portanto, a etiqueta estará presente em todos os pneus radiais produzidos para automóveis, picapes, utilitários esportivos, vans e caminhonetas e também nos radiais utilizados em caminhões e ônibus, salvo exceções, de acordo com a portaria supracitada.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.