Placas para veículos mudarão a partir de 2016

Notícias Top Geral

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) apresentou nesta quinta feira (04) o novo modelo de placas de veículos que será utilizado a partir de 2016. As placas são padrão Mercosul, ou seja, serão utilizadas tanto aqui no Brasil, quanto na Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Ela será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016, já para os carros que já estão emplacados, a mudança será opcional. Aqueles veículos que pedirem troca de município ou transferência de categoria a partir desta data, também serão obrigados a mudar.

As novas placas terão 4 letras e 3 números e poderão estar embaralhados, como já ocorre na Europa. A cor do fundo das mesmas será sempre branca, variando apenas a cor da fonte. Dessa forma, para veículos de passeio, a cor da fonte será preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado.

Outra mudança é que o nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Os nomes da cidade e do estado ficarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões. Entretanto, permanecerá com as mesmas dimensões.

Um dos objetivos dessa mudança, “é coibir as possíveis clonagens de veículos”, afirmou Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran. Além disso, será possível ter uma maior integração entre os dados dos países do Mercosul, visando um “controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países”, ressaltou Rone.

Com este novo modelo, haverá uma ampliação de combinações. De acordo com o Denatran, com esta nova placa serão mais de 450 milhões de combinações diferentes, enquanto que na atual são 175 milhões.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.