Pesquisadores da Southern Medical University, na China, afirmam que tomar de duas a quatro xícaras de café por dia, seja ele puro ao adoçado, contribui para que as pessoas vivam mais.
De acordo com o estudo, publicado na última terça-feira (31/5), na revista Annals of Internal Medicine, as pessoas que bebem café regularmente têm até um terço menos probabilidade de sofrer uma morte prematura.
Os pesquisadores analisaram dados sobre os hábitos de consumo de café e as informações de saúde de 171.616 moradores do Reino Unido, com idades próximas aos 50 anos. Durante o período do estudo, eles preencheram questionários diários sobre como tinham se alimentado.
Beber entre duas a quatro xícaras por dia foi apontado como a quantidade ideal, independentemente de levar açúcar ou não.
Os participantes que bebiam café sem açúcar regularmente tinham entre 16% e 21% menos probabilidade de morrer de maneira prematura que os que não bebiam café.
As pessoas que consumiam diariamente entre uma e quatro xícaras da bebida levemente adoçada tinham entre 29% a 31% menos chances de morrer prematuramente.
Acredita-se que as substâncias do café, incluindo a cafeína e os polifenóis, podem ser benéficos para a saúde ao reduzir inflamações no corpo, melhorar as bactérias intestinais, aumentar o metabolismo e regular a sensibilidade à insulina. Essa combinação diminui o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Por Bethânia Nunes
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br