Ter um animal de estimação proporciona benefícios à saúde e ao bem estar do bicho e do seu dono, de forma que ambos compartilham o que de melhor há nesta relação. Independente do animal, cachorro, gato, hamster, coelho, papagaio ou peixe, todos são bem vindos em uma casa com muito amor.
Entretanto, diversas pesquisas comprovaram que ter um cão como animal de estimação vai muito além do que se imagina quando se fala em benefícios. De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Sul, os cães têm o “poder” de baixar a pressão sanguínea dos donos porque eles conseguem acalmá-los e enternecê-los, e com isso, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares também é reduzido.
Em outra pesquisa, realizada pela Universidade Commonwealth da Virgínia, concluiu-se que interagir em um momento de brincadeira com o cachorro, além de realizar um exercício físico, reduz significativamente os níveis de estresse e produz uma sensação de relaxamento e bem estar na pessoa. Além disso, afirma também que a simples presença de um cão no local de trabalho ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários.
Por tudo isso fica comprovado que ter um cachorro diminui os riscos de depressão uma vez que a relação homem/animal faz com os hormônios fiquem mais equilibrados e ainda estimule neurotransmissores relacionados com a sensação de prazer e bem estar, como a dopamina e serotonina.
Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa