22 de novembro de 2024
O caryocar brasiliense, nosso famoso pequi, tem potencial de utilização pelas indústrias cosmética e farmacêutica...

O famoso fruto do pequizeiro, tão apreciado pelos goianos, apresenta potencial substancial para a aplicações terapêuticas, com utilização pelas indústrias cosmética e farmacêutica. Dados sobre estudos e possibilidades foram levantados por pesquisadores da Universidade Federal de Jataí (UFJ), que analisaram artigos publicados entre 2009 e 2019 sobre produções científicas que exploraram algum potencial terapêutico do caryocar brasiliense.

Segundo a análise dos pesquisadores jataienses, os estudos apontam uma variedade de potenciais terapêuticos para o pequi, como antioxidante, antifúngico, antibiótico, antineoplásico, neuroprotetor, regulador da pressão arterial. Os estudos versam sobre as várias partes da planta e não se limitam ao fruto queridinho dos goianos.

O pequi também apresenta grande potencial em se tratando da área de cosmética, pois possui óleos e vitamina A e segundo estudo é útil na proteção da pele contra raios ultravioleta e eficientes na hidratação da pele e tratamento das chamadas marcas de expressão, causadas pelo envelhecimento.

Um excelente exemplo das possibilidades de uso está no óleo do caryocar brasiliense. Segundo os levantamentos da equipe da UFJ, os estudos apontam o uso do óleo como suplementos alimentar que contribui para a prevenção de doenças crônico-degenerativas, redução de anemias e processos inflamatórios e teria função antibacteriana.

O estudo foi publicado no Journal of Medicinal Plants Research pelos professores Andréia Vitor Couto do Amaral, Ariel Eurides Stella, Frederico Augusto Guimarães Guilherme, Liliane Nebo, Mônica Rodrigues Ferreira Machado, Sandra Aparecida Benite Ribeiro e pelos pós-graduandos Fábio Fernandes Bruno Filho e Wanessa Ferreira Ataíde.

Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo  Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?