Saúde e Bem Estar Top Geral

Perigo: Saiba quais são os cômodos da casa com maior risco de queda para os idosos

Foto: Internet
Ao contrário do que muitos pensam, o cômodo mais perigoso não é o banheiro

Uma pesquisa recente desenvolvida pela TeleHelp, empresa especializada em assistência à terceira idade, fez uma revelação surpreendente.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o banheiro não é o cômodo mais associado a tombos em pessoas com mais de 60 anos.

O vilão é na verdade…o quarto! É isso mesmo, dos 600 chamados emergenciais para atender quedas em idosos atendidos, entre janeiro e setembro de 2019, 34% foram para ajudar pessoas que caíram no próprio dormitório.

A sala ficou com 16% dos pedidos de socorro, seguida pelo banheiro, com 12%. Cozinha, corredor e áreas externas responderam por 9%, 3% e 3%, respectivamente.

Mas por que isso acontece? Muito simples, quartos e salas geralmente têm tapetes escorregadios e objetos que impedem a circulação.

Além disso, a pesquisa apontou que os horários mais frequentes de acidentes são às 11h e às 19h.

Como evitar as quedas?

Quando ficamos mais velhos, especialmente acima de 60 anos, as quedas se tornam mais comuns e mais perigosas. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de evitar acidentes domésticos.

O recomendável é adaptar acasa. Exemplo: evite tapetes que não sejam antiderrapantes, mantenha a iluminação constante e organize pontos de apoio pela casa.

Escadas precisam ter corrimão, iluminação e degraus bem sinalizados. Na sala, evite mesas de centro e objetos no meio do caminho. Adapte também o banheiro com barras de apoio e pisos que evitem derrapadas.

Fazendo ajustes em casa e prestando atenção na rua, é possível prevenir grande parte das quedas em idosos!

Larissa Pedriel
Foto Capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...