
O empresário Lawrence Herbert percebeu, nos anos 1960, a necessidade de um sistema de identificação preciso de cores, por meio de numeração. A demanda surgiu com o crescimento da indústria gráfica no período e a percepção de que muitas vezes as impressões não atendiam às expectativas dos clientes em relação às cores – havia a dificuldade dos profissionais de design, agências de publicidade e tipógrafos em se comunicar e definir as cores exatas.
Herbert criou o Pantone Matching System, ou PMS – algo como “Escala de Cores Pantone” – que usa formulações de cores preestabelecidas para gerar um número enorme de tintas. A Pantone não foi a primeira empresa a buscar essa padronização, tampouco é a única, mas se tornou autoridade no setor, sendo reconhecida no mundo todo.
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Atualmente a Pantone Inc. é uma conhecida empresa americana da área gráfica que desenvolve sistemas codificados de cores, entre outras inúmeras atividades e é referência na indústria têxtil, de moda, de plásticos, design, arquitetura e decoração.
Na Escala de Cores Pantone cada cor é única e tem o seu próprio código, esse que funciona como uma espécie de identidade da cor. O sistema de cores da empresa tem milhares de cores diferentes e não param de surgir novidades.
No ano de 1999 a empresa iniciou o lançamento de sua “cor oficial” para o ano seguinte. Desde então a Pantone pesquisa e lança a tendência para o ano seguinte, o que já se tornou tradição e é aguardado principalmente pela publicidade e o mundo da moda.
Para 2022 a Pantone acaba de lançar a cor PANTONE 17-3938 Very Peri, um tom de roxo com fundo azulado, que logo poderá ser visto em roupas, calçados, impressos, objetos de decoração e milhares de outros produtos pelo mundo todo. “O Very Peri exibe uma atitude alegre e uma presença dinâmica que incentiva a criatividade corajosa e a expressão da imaginação”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em um comunicado.
Por Estael Lima
Foto: Pantone
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