[vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_facebook type=”standard”][/vc_column][/vc_row]
Em busca de votos e apoio, a corrida dos candidatos a governador pelo Estado de Goiás está bastante agitada. Visitas, inaugurações, entrega de benefícios, alianças, são algumas das estratégias utilizadas pelos candidatos em todas as cidades que vão. Em ano eleitoral, não se pode perder tempo e essas visitas são cruciais, pois demonstram a receptividade que a população tem com cada pré-candidato, ou seja, é uma das formas mais eficazes de saber se a campanha de cada um deles está surtindo efeito e também de demonstrar onde se concentram seus eleitores e assim poder modificar algumas estratégias de campanha com objetivo de aumentar esta abrangência.
Por isso, de acordo com as táticas que cada pré-candidato está usando, algumas cidades são fundamentais nesta corrida rumo à cadeira no Palácio das Esmeraldas, ressaltando dessa forma, que Jataí se encontra entre estas cidades, por todo seu contexto político, importância
econômica e quantidade de eleitores, que somam em torno de 65 mil pessoas. Dado este fato e embasando-o, nas eleições de 2010 no 1º turno, os então candidatos e que agora são também pré-candidatos, Marconi Perillo (PSDB) e Vanderlan Vieira Cardoso (PR) conseguiram respectivamente 18.280 e 6.068 votos, confirmando a relevância política do munícipio de Jataí.
Fica claro, portanto, que o jogo pela corrida eleitoral é muito mais complexo do que se imagina e cada detalhe torna-se fundamental no final das contas, decidindo o futuro de cada candidato. Assim, visitas a municípios aliados são uma forma de tentar garantir o apoio político a certo candidato, entretanto estas mesmas visitas à municípios contrários podem representar uma estratégia que muitas das vezes ganha quem tem mais jogo de cintura e quem sabe até mesmo uma carta nas mangas. Mas em todo caso, o processo político é muito
especulativo e o que pode dar certo hoje, torna-se amanhã a pior de todas as estratégias. Já recebemos em nosso município o pré-candidato Júnior Friboi (PMDB) visitando empresas e nos dias 14 e 15 de fevereiro, receberemos os pré-candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Antônio Gomide (PT) respectivamente. O primeiro participará da inauguração do Colégio Militar Nestório Ribeiro e o segundo fará reuniões com a comunidade jataiense na Acij.
Neste jogo eleitoral, os candidatos estão fazendo ou pelo menos na expectativa de fazerem alianças com outros partidos políticos, consolidando a chapa de cada um e consequentemente ganhando forças para disputar a eleição, como é o caso do pré-candidato Júnior Friboi (PMDB) e a possibilidade de união com o PT, devido ao fato de acharem difícil a vitória contra Marconi Perillo no primeiro turno se ficarem separados. Sobre esse assunto, ainda há a parte de não
consenso no PT pela candidatura do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, o que facilitaria a união dos dois partidos. Em relação a este pré-candidato pelo PT, vem pesando contra o mesmo o fato de não ser conhecido no Estado e por estar sem muito apoio, mesmo buscando alianças com o DEM, PROS, Solidariedade, PCdoB, PDT e PHS. Por outro lado, Gomide acredita que a questão de não ser conhecido no Estado torna-se a sua principal postulação, sendo sua credibilidade confirmada por sua administração na cidade de Anápolis.
Enquanto isso, o então governador e pré-candidato pelo PSDB Marconi Perillo, vem aproveitando seu tempo para fazer visitas a diversos municípios, inaugurando obras, entregando benefícios e recursos de acordo com as necessidades de cada local.
Portanto, este é o início da campanha eleitoral para governador no Estado de Goiás, demonstrando a importância do Sudoeste goiano nesta corrida, destacando o município de Jataí, que receberá todos os pré-candidatos.
Rosana de Carvalho / Montagem: Alex Alves – PaNoRaMa