Paella de Frutos do Mar: deliciosa receita saudável para o feriado da Semana Santa
Optar por alimentos nutritivos e saudáveis ao montar uma refeição, seja no almoço ou no jantar, é imensamente importante para garantir saúde, bem-estar e boa forma.
O feriado da Semana Santa já se aproxima e essa é uma ocasião ideal para união da família e amigos a fim de realizar um almoço ou jantar com refeições saudáveis e por parte de muitas pessoas, que não contenha carne vermelha devido ao jejum.
Dessa forma, trazemos uma receita que é essencial para uma refeição maravilhosa e exótica, repleta de nutrientes e o principal: tudo em uma única receita contendo deliciosos frutos do mar que possuem inúmeros efeitos benéficos à saúde.
Os peixes, camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões são os principais responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a redução dos níveis de colesterol, prevenindo contra a demência, evitam o diabetes, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e ainda protegem contra doenças cardiovasculares.
Para aproveitar os benefícios de vários frutos do mar unidos, trazemos a Paella de Frutos do Mar, que se trata de uma receita típica da Espanha, mas consumida em todo mundo. Existem diversas variações da receita. Confira agora uma de suas formas de preparo dessa deliciosa refeição:
Ingredientes
- 1 kg de camarões cinza grandes limpos
- 2 lulas limpas e cortadas em rodelas
- 500 gr de peixe (badejo, dourado) limpos, sem espinhas e cortados em cubos
- 200gr de mexilhões
- 10 lagostins
- 1 pacote de ervilhas frescas congeladas
- 2 x de arroz paraboilizado
- Alho picado à gosto
- 1 cebola grande picada
- Pimenta do reino moída branca
- 2 tabletes de caldo de camarão ou peixada à brasileira
- 1 cálice pequeno de vinho branco
- Sal à gosto
- Salsa desidratada
- Alecrim fresco
- Salsa fresca picada
- Alho torrado
- 150g de azeitonas pretas graúdas
- Limão
- Açafrão importado à gosto
- Azeite
Modo de Preparo
- Tempere os camarões e o peixe, separadamente, com suco de limão, sal e pimenta à gosto e deixe marinando.
- Lave os mexilhões.
- Lave o arroz, e refogue-o com azeite e alho à gosto.
- Junte a água normalmente, e acrescente um pouco de açafrão, para dar gosto e o colorido.
- Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada até ficar “al dente”. Reserve.
- Em uma panela alta, ferva rapidamente os lagostins, depois de lavados. Reserve.
- Em um tacho grande, coloque o azeite e espere que fique quente.
- Coloque a cebola para refogar, e, quando começar a dourar junte os mexilhões e a lula.
- Junte os camarões, o vinho, a salsa desidratada e o tablete de caldo de camarão (ou peixada à brasileira).
- Coloque o açafrão à gosto.
- Quando os camarões estiverem rosados, junte o alecrim fresco, e por último, os cubos de peixe.
- Acrescente as ervilhas frescas e as azeitonas.
- Coloque o arroz já cozido e misture delicadamente.
- Decore com os lagostins e salpique com salsa fresca picada e alho torrado (opcional).
- Sirva em seguida.
Em Jataí, a Camarão e Cia preparou à comunidade jataiense uma mega promoção para a Semana Santa, na qual os primeiros 50 clientes que comprarem qualquer fruto do mar na Camarão e Cia, ganham um pacote de filé de tilápia.
Para comprar peixes, inclusive camarão e frutos do mar com qualidade o local ideal é a Camarão & Cia (por WhatsApp: 9613-1671 ou ligue: 9642-2758).
Nayara Borges
Jornalismo Portal Panorama
Share this content:

