Jackelyne Dutra 4– Veterinaria Medica
Entenda o assunto e saiba como prevenir o adoecimento do seu pet...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O tumor mamário é o principal tumor que acomete as cadelas e o terceiro tipo mais comum nas gatas.
A maioria dos tumores mamários são de caráter maligno. A idade é um fator predisponente ao desenvolvimento de neoplasias. A obesidade também pode contribuir com o desenvolvimento das neoplasias mamárias, podendo inclusive, contribuir com a progressão tumoral e desenvolvimento de metástase.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Sabe-se que os tumores mamários são hormônio-dependentes, assim a castração precoce previne o desenvolvimento da enfermidade. A idade recomendada para realizar a castração, e reduzir o risco de desenvolvimento de neoplasias mamárias, é antes ou logo após o primeiro cio.

O uso de contraceptivo (progestágenos) injetáveis para a prevenção do cio, por sua vez, foi implicado com aumento do risco de desenvolvimento principalmente de tumores benignos, tanto nas cadelas, como nas gatas. Com apenas uma injeção de progestágenos pode ocorrer hiperplasia mamária, onde há o crescimento de uma ou mais glândulas mamárias.

Os tumores benignos exibem crescimento lento, enquanto os tumores malignos normalmente apresentam rápida evolução, podem ser invasivos e se espalhar para outros órgãos. Acredita-se que os tumores mamários benignos em cadelas possam se transformar após alguns meses em tumores malignos e que a forma carcinomatosa seja sua forma final.

O exame físico minucioso das mamas de ambas as cadeias mamárias é o primeiro passo para o diagnóstico. O tutor pode realizar a palpação das glândulas mamárias em casa, caso perceba alguma alteração, como nódulos, por menor que seja, o tutor deve procurar o médico veterinário para uma avaliação e diagnóstico correto.

A remoção cirúrgica é o tratamento indicado para os tumores mamários e nas cadelas é o que proporciona maior chance de cura. A quimioterapia é recomendada para alguns tipos de tumores, onde o veterinário responsável vai indicar o melhor tratamento para seu animal.

O diagnóstico precoce é importante para um melhor manejo dos tumores mamários em ambas espécies. É indicado levar o pet, pelo menos uma vez ao ano ao médico veterinário para check-up.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão por Estael Lima
Foto Capa: Karoline Lima
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?