Os 5 carros mais roubados no 1º semestre de 2020 e como prevenir-se

Foto: Reprodução

É muito importante acrescentar a esses dados, uma lista de cuidados que devem ser tomados para evitar...

Atualmente, existem várias empresas que rastreiam seu veículo em caso de roubo, diferente da seguradora que oferece vários serviços mas não vai atrás, essa função fica para a polícia. Uma dessas empresas, a Dr. Localiza, elaborou um estudo de mercado fazendo um levantamento de quais foram os carros mais roubados no primeiro semestre de 2020, utilizando uma base de 36 mil clientes ativos e o resultado foi o seguinte:

  • 1º lugar – GM Chevrolet Onix
  • 2º lugar – Fiat Uno Mille
  • 3º lugar – Hyundai – HB20
  • 4º lugar – Volkswagen Gol (modelo novo)
  • 5º lugar – Volkswagen Voyage

Utilitários:

  • 1º lugar – Fiat Fiorino Furgão
  • 2º lugar – Fiat Ducato
  • 3º lugar – Ford Ecosport
  • 4º lugar – Fiat Toro Freedom
  • 5º lugar – Renault Master Furgão

É muito importante acrescentar a esses dados, uma lista de cuidados que devem ser tomados para evitar ao máximo que se chegue ao ponto de ter o veículo roubado. Digo evitar, pois se não tiver jeito, entregue o carro e salve sua vida.

  1. Não deixe não deixe nenhum tipo de objeto sobre os bancos ou que fiquem visíveis pelo vidro quando estiver dirigindo. Procure guardá-los no porta-malas ou levá-los com você.
  2. Evite ao máximo colar adesivos que informem seus gostos, preferências ou lugares que frequenta. Quanto menos souberem quem está a bordo do veículo, melhor.
  3. Evite portar objetos de valor, como: joias, relógios, celulares, carteiras e bolsas quando estiver dentro do veículo, principalmente ao volante. Essa medida diminui bastante a probabilidade de uma abordagem.
  4. Procure andar sempre com os vidros fechados, principalmente em paradas como semáforos e engarrafamentos. Hoje em dia todos os carros tem ar-condicionado e mesmo que você não seja muito fã, lembre-se, é um atenuante para sua segurança.
  5. Cuidado com obstáculos como valetas, lombadas, que te obrigam a diminuir a velocidade, muitas vezes esses obstáculos são colocados de propósito. Fique atento ao seu redor.
  6. Procure áreas iluminadas para estacionar na rua ou até mesmo dentro de estacionamentos abertos.
  7. Tranque sempre seu carro, mesmo se você morar em uma rua calma e tranquila e certifique-se de que o mesmo esteja devidamente fechado (vidros e portas). Muitos ladrões se aproveitam da confiança dos moradores.
  8. Nos faróis, prefira parar nas filas que ficam no meio das faixas. Esta estratégia vem sendo utilizada e surte bastante efeito positivo, pois como o assalto tem que ser rápido e com boa área de fuga, os veículos que estão nas laterais são mais atingidos.
  9. Não descuide dos cuidados básicos de manutenção do seu veículo, esteja em dia com o seguro.
  10. Atenção sempre, pessoas distraídas com o rádio, celular ou até mesmo conversando com o passageiro, costumam ser escolhidas para a abordagem.

É importante saber que mesmo tomando as devidas precauções, não podemos evitar 100% dos assaltos. Portanto, caso seja abordado, lembre-se sempre de nunca reagir e avisar o assaltante cada movimento que for realizar. Procure manter-se calmo e saiba que o seu bem mais precioso é a sua vida.

Fonte: carsughi
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?