Ainda que algumas raças de cães sejam lindas, não dá para negar que algumas deixam a desejar nesse quesito. Os cachorros mais feios do mundo costumam ter rostos amassados, ou um corpo com poucos pelos, características que não vemos nas raças mais admiradas e desejadas.
Cão de crista chinês
Um dos cachorros mais feios do mundo é o cão de crista chinês. A forma mais familiar (e feia) desse cão não tem pelos na maior parte do corpo, com eles crescendo somente no topo da cabeça, nas orelhas, nas patas e na cauda. Esse cão é afetuoso, e uma companhia brincalhona, sendo um bom cão para apartamentos. Ele vive entre 10 a 12 anos.
Mastim napolitano
O mastim napolitano possui uma enorme cabeça, cheia de dobras, uma testa enrugada e olhos caídos. Como foi desenvolvido na Itália como cão de guarda, ele é grande e forte, com um macho grande conseguindo alcançar até 90kg. Seu pescoço é grosso e peito é largo, coberto por uma pelugem densa. Esse cão é protetor, e gosta de estar perto da sua família, sendo um bom cachorro para uma família com crianças.
Buldogue
Um dos cachorros mais feios do mundo é o buldogue, já popular nesse tipo de lista. Infelizmente, sua aparência também origina problemas de saúde, pois o rosto amassado e a mandíbula dificultam sua respiração. Além disso, o tamanho da cabeça pode fazer com que eles precisem passar por um parto cesariano para nascerem. Apesar da aparência, é um cão gentil e afetuoso, sem deixar para trás seus traços originais de bravura e persistência.
Pug
Assim como o buldogue, o pug também possui um rosto amassado. Mesmo que seja um cão relaxado, afetuoso, obediente e feliz, seu olhar é um pouco caído, assim como o do mastim napolitano.
Lébrel escocês
Esse cão, infelizmente, é feio devido ao tamanho desproporcional da cabeça, pequena e pontuda, para o corpo grande, peludo e barbudo que ele possui. Além disso, a cor dos eu pelo não é nem um pouco atraente, num cinzento quase desagradável. Esse cão foi desenvolvido na Escócia para ser um caçador de veados, e é uma ótima companhia, sendo um bom cão de guarda.
Spaniel de Pont-Audemer
Apesar do nome parecer chique, esse cão não possui uma aparência elegante ou algo do tipo. O que se destaca em sua aparência são os cachos desarrumados em sua pelugem. É um pelo resistente, mas que não funciona bem em termos de beleza. Além disso, os olhos são rodeados por uma coloração mais clara, que acaba não formando uma boa harmonia.
Griffon de Nivernais
Os franceses de fato deram os nomes mais bonitos aos cães mais feios da lista. Seus pelos são desarrumados e desalinhados. Esse cão é bem ativo e amigável, mas barulhento também. Ele late com frequência, o que o torna inadequado para a vida em um apartamento.
Pit Bull Terrier
Esse cão foi criado para atormentar bois, e hoje em dia se tornou um cão de guarda, que vai lutar até a morte para proteger seu dono. Ele possui uma enorme cabeça, com uma mandíbula grande e poderosa, além de uma alta resistência a dor. Sua reputação se balanceia com o seu amor pela família da qual faz parte, especialmente pelas crianças, e por ele ser surpreendentemente brincalhão.
Affenpinscher
Esse cão foi criado para caçar roedores, e possui uma pelugem desarrumada, com olhos grandes e um focinho estranho. Apesar do seu tamanho pequeno, ele é um ótimo cão de guarda.
Dogue-de-bordéus
Esse cão possui uma mordida mais forte que a de um pit bull, por mais surpreendente que seja. É um dos cachorros mais feios do mundo, e, assim como o pit bull, também possui uma cabeça grande e um corpo robusto. Ele foi treinado na França para ser um cão de guarda e caça. Além de ser enorme e feio, ele também baba o tempo todo. Infelizmente, ele só vive entre cinco e oito anos. É um bom cão para apartamentos, desde que faça caminhadas e exercícios.
Por Dominic Albuquerque
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br