Orkut se encerra de vez: veja algumas curiosidades

Notícias Top Geral

Nesta terça feira (30/09), o Orkut foi encerrado de vez. O Google, que é seu dono, retirou hoje esta rede social que fez muito sucesso, criou muitas polêmicas, foi motivo de muitas amizades, mas também de muitos fins de relacionamentos, desde 2004. Segundo o último levantamento, possuía mais de 50% de seus usuários no Brasil, 20% na Índia, 17% nos EUA e o restante espalhado pelo planeta.

Apesar de atualmente ter ficado em segundo plano quando comparado à outras redes sociais como o Facebook, por conta de toda sua história e popularidade, o seu encerramento gerou diversos protestos na internet, confirmando a grande receptividade que sempre teve em nosso país.

Ao que tudo indica, apesar de muitas pessoas terem organizado inclusive abaixo-assinados contra o fechamento do Orkut, praticamente ninguém acredita em um retorno desta rede social e este também é o posicionamento do Google.

Entretanto, o encerramento do Orkut gerou diversas hashtags nos últimos meses tanto no Twitter, no Facebook e em posts no microblog e blogs no Tumblr, principalmente relacionadas com as famosas comunidades que havia na rede social, os populares depoimentos e os scraps. Alguns dos principais hashtags são “#RIPOrkut”, que traduzindo significa “Descanse em paz Orkut” e “#SentireiSaudadesDoOrkutPorque”. Até mesmo no Instagram há imagens saudosistas em homenagem ao seu fim.

Restam agora curiosidades sobre o Orkut, que mesmo parecendo distantes, relembram momentos agradáveis, alegres ou nem tanto, sobre todos estes anos de convívio quase cotidiano. Por exemplo:

  • Quando foi criado em 2004, só era possível entrar se fosse convidado;
  • Havia um espaço para que a pessoa pudesse escrever depoimentos para outra, demonstrando todos os sentimentos;
  • Algo que causava muita confusão era a possibilidade de ver quantas e quais pessoas haviam visto seu perfil;
  • Durante sua trajetória diversos jogos fizeram sucessos, mas nada que se compare ao Buddy Poke e Colheita Feliz;
  • Para se ter uma noção, em dezembro de 2010 no Brasil, 93 milhões de scraps foram enviados na véspera do Natal;
  • Algo que sempre será marcante em relação ao Orkut serão as famosas comunidades, espaços para fóruns e discussões. As cinco mais conhecidas são: Eu Odeio Acordar Cedo (6.106.958 membros), Eu amo minha mãe (4.571.629 membros), Te incomodo? Que peeena! (4.288.293 membros), Deus me disse: desde e arrasa (3.537.664 membros) e Sou legal, ñ tô te dando mole (1.520.489 membros). Mas também têm aquelas totalmente sem noção, como: Se eu Morrer Minha Mãe me Mata (309.091 membros), Cabo USB (100.485 membros), Não fui eu, foi meu Eu lírico (86.725 membros), Lenin,de três (21.703 membros) e Lindomar with lasers (10.868 membros);

Agora, o Google manterá um arquivo público com as comunidades, que poderá ser acessado por qualquer pessoa, mas sem permitir a criação de novos tópicos ou pesquisas. Quem não quiser ver seus comentários disponíveis, deverá apagá-los.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.