Operação Logout combate grupo suspeito de invadir perfis e aplicar golpes em redes sociais
O Ministério Público de Goiás (MPGO) realizou, nesta terça-feira (14), a Operação Logout para desmantelar um grupo que invadia contas no Instagram e aplicava golpes financeiros em todo o estado. Segundo as investigações, os criminosos obtinham acesso aos perfis, mudavam senhas e dados de recuperação e, em seguida, se passavam pelos donos das contas para divulgar falsos investimentos com promessas de lucros rápidos e altos.
O grupo teria invadido ao menos 50 perfis em redes sociais. Durante a ação, as equipes prenderam um homem apontado como líder do esquema em São Paulo, onde também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão. As denúncias apresentadas por vítimas do sudoeste goiano deram início à investigação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 60 agentes públicos — entre promotores de Justiça, servidores e policiais militares — participaram da operação. No cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam celulares e outros materiais que agora passam por perícia.
As investigações continuam, e o MPGO trabalha para identificar novos integrantes e vítimas do grupo. Além disso, o CyberGaeco, força-tarefa especializada em crimes cibernéticos, reforça a importância de boas práticas de segurança digital e orienta os usuários sobre medidas preventivas.
Entre as recomendações estão:
-
Desconfiar de promessas de lucros altos e imediatos;
-
Confirmar informações recebidas de contatos conhecidos, pois a conta pode ter sido invadida;
-
Criar senhas fortes e exclusivas para cada rede social;
-
Ativar o duplo fator de autenticação, preferencialmente por meio de um aplicativo autenticador.
Com a Operação Logout, o MPGO busca reduzir a ocorrência de crimes virtuais e reforçar o combate às fraudes digitais que afetam milhares de usuários nas redes sociais.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

