Olho eletrônico para pessoas cegas é desenvolvido pela UFG

Olho eletrônico para pessoas cegas é desenvolvido pela UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu o aplicativo “Deep Vison – Olho Eletrônico” com o objetivo de facilitar o dia a dia de deficientes visuais e ainda gerar mais autonomia de locomoção a estas pessoas. O aplicativo, que funciona por meio dos comandos de voz “veja” ou “o que tem aqui”, descreve ambientes para pessoas cegas. Seu desenvolvimento foi possível por conta de esforços conjuntos nas áreas de Ciência da Computação e técnicas de deep learning (aprendizado profundo).

Ao dar o comando de voz, o aplicativo aciona a câmera do dispositivo e fotografa uma situação. Em seguida, detalha especificadamente por meio de áudio o ambiente em quem o usuário se encontrar. De acordo com o pesquisador da UFG Anderson Moraes, o aplicativo terá duas funcionalidades, sendo a primeira a descrição de ambientes e a segunda um direcionamento sensorial de trânsito, em que a câmera captará objetos em movimento e obstáculos, gerando um efeito sonoro no fone de ouvido.

O Deep Vison – Olho Eletrônico estará disponível para download até o final deste ano, porém, seu funcionamento dependerá de conexão com internet. Ainda segundo os pesquisadores responsáveis pelo aplicativo, o objetivo é que em 2019, possa ser desenvolvido um óculos eletrônico com as mesmas funcionalidades, entretanto, sem usar internet.

Para mais informações sobre o aplicativo e sobre os pesquisadores envolvidos foi criado um site com o seguinte endereço: http://deeplearning.inf.ufg.br/index.php/deepvision.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.