Listamos modelos que foram substituídos ou descontinuados neste ano. Tem até hatch médio com a morte anunciada para 2019

O ano de 2018 foi bastante movimentado em lançamentos automotivos, alguns inéditos como  Volkswagen Virtus,  Toyota Yaris e  Fiat Cronos.

Enquanto uns chegam, outros dão adeus. A lista de despedidas é marcada por modelos que foram sucessos em vendas, como o  Fiat Palio, e outros que passaram despercebidos nas ruas, caso do  Chery Celer.

Lançado em 2013, o  Celer inaugurou a produção da Chery em Jacareí (SP). As vendas sempre foram baixas e o legado que deixa é emprestar a plataforma para o  Tiggo 2, crossover que ganhou espaço na planta paulista e virou um sucesso já sob a bandeira da parceria  Caoa Chery.

FIAT PALIO

O lançamento do  Mobi em 2016 ‘matou’ a primeira geração do  Palio, chamada de Fire e que parou de ser produzida em 2017. Já a segunda geração, batizada de Novo Palio, acabou engolida pelo Argo, que estreou no ano passado.

Em fevereiro deste ano, a Fiat decidiu por um ponto final numa trajetória de 22 anos de mercado brasileiro, muitos deles figurando entre os carros mais vendidos no Brasil. O hatch foi responsável por quebrar em 2014 a hegemonia do  Volkswagen Gol como o campeão de emplacamentos.

FIAT PUNTO

Outra vítima do efeito  Argo. O  Punto foi embora quase que ao mesmo tempo que o  Palio, deixando as lojas e o site oficial da marca em fevereiro.

Deixará saudades nos fãs de ‘ hatch hot’, que curtiam o estilo esportivo da versão  T-Jet turbo, com 152 cv. Ele também foi descontinuado na Europa em agosto passado, onde ainda tinha um certo prestígio.

FIAT UNO SPORTING

Quem curte carros apenas com o visual esportivo, e um certo tempero na motorização, não terá mais o  Fiat Uno Sporting como opção. O modelo saiu do catálogo no início deste ano.

O carro era equipado com o motor 1.3 Firefly, de 109 cv e 14,2 kgfm de torque. O  Uno sobrevive apenas com a versão Drive 1.0, além de uma versão com o antigo motor 1.0 Fire e da aventureira Way.

HYUNDAI TUCSON

Um dos  utilitários esportivos pioneiros no Brasil se despede das lojas após 15 de mercado. A primeira geração do modelo se manteve na ativa mesmo com as presenças do ix35 (segunda geração do  Tucson na Europa) e o  New Tucson (terceira geração).

O último lote de 500 unidades para atender a encomendas nas concessionárias foi produzido está sendo produzido em Anápolis (GO).

KIA MOHAVE

Ele já agonizava desde o ano passado, mas a  Kia insistiu em dar uma sobrevida no mercado brasileiro. Porém apenas 1 modelo foi emplacado em todo país, motivo mais que suficiente para finalizar a venda no país.

LIFAN 530

As marcas chinesas decidiram investir pesado nos  SUVs, abandonando sedãs e hatches. É o caso da Lifan, que deu um basta na baixa procura pelo sedã compacto 530, montado no Uruguai. A marca aproveitou e aposentou também o utilitário  Foison.

FORD FOCUS

Colocamos o modelo nesta lista porque a  Ford anunciou que deixará de produzi-lo na fábrica de Pacheco, na Argentina, de onde o  Focus chega ao Brasil. O fim da produção ocorrerá em maio de 2019.

A decisão da montadora foi motivada pela baixa procura por  hatches e  sedãs médios, que foram impactados pelo forte crescimento na demanda dos utilitários esportivos. Na Europa, o  Focuspassou para a quarta geração em 2018.

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