A OAB, em parceria com o Procon, o Jatahy Shopping e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), organizou a 1° Semana do Consumidor em Jataí. Assim, conversamos com Anny Carolina Neves de Assis, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Subseção de Jataí, para saber um pouco mais sobre os eventos.

No dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. A data foi escolhida em razão do famoso discurso do então presidente dos EUA, John Kennedy. Na ocasião, ele defendeu o direito do consumidor à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido,  provocando debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Com isso em mente, a OAB, em parceria com o Procon, o Jatahy Shopping e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), organizou a 1° Semana do Consumidor em Jataí. Assim, conversamos com Anny Carolina Neves de Assis, Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Subseção de Jataí,  para saber um pouco mais sobre os eventos.

A Semana contará com dois eventos principais. No dia 13 de março, às 19h no auditório do CDL, duas palestras serão ministradas, pela Dra. Sara Saeghe e pelo Dr. Thiago Castelliano. Com os temas “Má prestação dos serviços públicos” e “O limite do mero aborrecimento em relação ao dano moral na perspectiva do Magistrado”, respectivamente.

Já no dia 15 de março, das 10h às 20h no Jatahy Shopping, haverá um plantão de informação ao consumidor. Esse evento contará com consulta gratuita SPC/Serasa, orientações dos direitos e deveres do consumidor, renegociação de dívidas com alguns comércios locais e presença do Procon para registro de informações. Vale lembrar que os dois eventos são totalmente gratuitos e voltados para a população.

O objetivo da Semana é informar ao consumidor sobre seus direitos e deveres, para que ele possa usar isso no dia a dia. “O que a gente levantou, e tem acontecido muito, é que o consumidor reclama bastante em redes sociais, e para o vizinho, parente ou advogado, mas acaba não procurando o Procon para formalizar essa reclamação, que é o que faz valer os direitos do consumidor”, afirma Anny.

Em Jataí, uma das críticas mais recorrentes é em relação a Enel, mas apenas sete reclamações foram oficializadas. “Então a gente quer orientar esse consumidor que, se caso, houver uma violação do seu direito, procure o Procon e formalize essas reclamações pra gente tentar resolver o problema de alguma forma”, Anny conta.

A proposta é tornar o evento anual e, a partir das informações coletadas nessa 1° Semana, o planejamento estratégico para o próximo ano será consolidado. Não deixe de participar! Para se inscrever nas palestras, basta entrar em contato com o número (64) 99957-5404.

Larissa Pedriel
Jornalismo Portal Panorama

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