13 de dezembro de 2024
O que o branding pode fazer pelas microempresas

Foto: Freepik

Conceito integra um conjunto de estratégias que ajudam o negócio a construir e estabelecer sua marca.

O branding para micro e pequenas empresas tem conquistado espaço no universo do marketing. Esse conceito integra um conjunto de estratégias que ajuda o negócio a construir e estabelecer sua marca. Pode ser entendido, portanto, como gestão de marca, com ações que permitem que o consumidor identifique a empresa e consiga distingui-la da concorrência.

Recorrer a uma agência de branding, por exemplo, é uma maneira de conseguir orientação profissional, para o alcance dos objetivos específicos de cada microempresa.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de dezembro de 2021, o número de pessoas beneficiadas pelos pequenos negócios no Brasil supera a população de países como Argentina, França, Reino Unido e África do Sul. As estimativas mostram que 86,5 milhões de indivíduos são impactados direta ou indiretamente por pequenas empresas, o equivalente a 40,4% da população.

Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de cada dez empregos formais gerados no Brasil nos últimos 12 meses, seis são criados por microempresas. Entre julho de 2021 e junho de 2022, foram mais de 2,6 milhões de vagas formais, sendo 64,8% em organizações com até quatro funcionários.

Como destacado pelo Sebrae, para além de uma tendência, o branding é um conceito-chave do marketing. Quando aplicado corretamente, ele promove reconhecimento da marca no mercado e melhora o relacionamento com o consumidor.

O portal Sebrae Alagoas indica quatro estratégias de branding para pequenas e microempresas. As ações funcionam como métodos para se destacar e atrair a atenção dos clientes, sem a necessidade de gastar muito.

1. Defina a identidade da marca

A marca deve resumir o que o empreendedor é enquanto empresa, com missão e visão do negócio bem definidos. A identidade de uma marca também deve considerar aspectos visuais, verbais, as experiências proporcionadas em todos os contatos do consumidor com o produto ou serviço, os valores com que a marca se relaciona, entre outros fatores.

Nesse sentido, é importante reservar um período para descobrir a identidade da organização nas etapas táticas da estratégia da empresa.

Perguntas sobre como o empreendedor espera que seu negócio seja reconhecido pelo mercado e qual diferencial ele traz para o setor em que atua são fundamentais para obter mais clareza no direcionamento e na inserção da identidade da marca.

Conhecer profundamente o público-alvo é fundamental para o trabalho de branding. Para isso, uma das ferramentas disponíveis é determinar cada persona do negócio, ou seja, definir detalhadamente os consumidores.

A dica é responder a perguntas como: Quem é o cliente ideal? Qual é a idade dele? Que tipo de renda e educação ele tem? O que importa para essa pessoa? Quando ele usaria seu produto e serviço? Por que ele precisaria da sua empresa?

2. Criatividade para a comunicação visual

Após desenvolver a marca de um negócio, é a hora de projetá-la. Para dar início à comunicação visual, é preciso levar em conta aspectos como guia de estilo, logotipo, cartão de visitas e sites ou páginas nas mídias sociais.

O guia de estilo funciona como uma espécie de roteiro para que o material de divulgação apresente a mesma identidade visual. Esse manual deve conter informações como as fontes do texto, a paleta de cores da marca e o tipo de design das embalagens, por exemplo.

Já o logotipo é a primeira imagem que os consumidores olham quando encontram a marca. Esse é o recurso visual mais estreitamente associado ao negócio. Dessa maneira, o logotipo pode operar como inspiração para os demais recursos visuais.

3. Aposte em marketing de conteúdo

Tornar-se um especialista em seu próprio campo de atuação é uma maneira de conquistar a confiança do público-alvo e, quando chegar o momento de procurar uma empresa para fazer negócios, ser lembrado. Isso é possível, por exemplo, por meio do marketing de conteúdo.

O sucesso dessa produção é fazer o conteúdo certo para atingir o público esperado. Pesquisar quais perguntas os clientes fazem e elaborar um material que responda a essas questões são dicas.

4. Aprimore os canais de relacionamento

Segundo o Sebrae, tão importante quanto a reputação que um negócio constrói a partir do branding é aquilo que os consumidores dizem sobre a marca. Pensando nisso, a recomendação é oferecer uma experiência positiva toda vez que o público interagir com a empresa.

Manter ativos canais de relacionamento com o cliente, avaliar o seu funcionamento e descobrir como implementar uma gestão de inovação são alguns exemplos de ações.

É preciso, ainda, rever questões práticas como a facilidade (ou não) para fechar um pedido no site, o tempo que a marca leva para responder às mensagens e a atualização das mídias sociais. Deve-se, portanto, verificar o feedback dos consumidores e descobrir o que precisa ser melhorado.

Não é somente a imagem da organização que está em jogo com essa estratégia, mas também o modo como o negócio deseja ser percebido.

Foto: Freepik
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?