O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou que os gestores de Goiás tiveram tempo para se preparar para o pico da Covid-19 no estado.
Isolamento intermitente: Goiás publica decreto com restrições para o comércio a partir desta terça
A declaração foi feita enquanto Franco comentava a decisão de Ronaldo Caiado de fazer lockdown por 14 dias nos municípios do estado.
“O tempo de preparação para os estados do Centro-Sul foi maior [que o dos estados do Norte e Nordeste]. Tiveram tempo bem maior para se preparar. Além disso, dentro da organização tripartite, quando os recursos são repassados para o estado, era para que o estado, de acordo com a sua realidade, focasse onde deveria melhor empregar.”
Franco disse ainda que a pasta enviou a Goiás R$ 284 milhões, para financiar ações destinadas ao combate à pandemia.
“Com isso, ele pode ampliar sua estrutura hospitalar, fazer hospital de campanha, contratar profissionais, adquirir medicamentos, capacitar pessoal (…). O estado teve tempo para se preparar. Agora, é obvio que a pandemia está se comportando de maneira diferente em cada local. O gestor vai decidir por implementar medidas de maior ou menor restrição no distanciamento social.”
Por Redação O Antagonista