Novo medicamento em testes mostra potencial para reverter a calvície e estimular crescimento capilar

Novo medicamento em testes mostra potencial para reverter a calvície e estimular crescimento capilar

Quem sofre com a perda de cabelo sabe que encontrar soluções eficazes nem sempre é fácil. Agora, um medicamento em fase de testes vem chamando atenção ao mostrar potencial para reverter a calvície, oferecendo uma abordagem diferente dos tratamentos tradicionais.

O PP405, desenvolvido pela empresa americana Pelage Pharmaceuticals, encontra-se atualmente em fase 2 de testes clínicos nos Estados Unidos. Diferente de medicamentos como finasterida, dutasterida e minoxidil — que preservam os fios existentes ou retardam a queda — o novo tratamento atua diretamente nas células-tronco dos folículos capilares adormecidos, despertando a capacidade de produzir cabelo novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A substância age inibindo o transportador mitocondrial de piruvato (MPC), aumentando os níveis de lactato. Esse processo é capaz de “acordar” os folículos miniaturizados e iniciar um novo ciclo de crescimento. Os testes clínicos mostraram aumento de até 20% na densidade capilar, equivalente a cerca de 18 folículos extras por centímetro quadrado, sem provocar efeitos colaterais hormonais comuns em bloqueadores de DHT, como a redução da libido.

Aplicado em forma de loção tópica no couro cabeludo, o PP405 deve ser usado diariamente, com resultados visíveis entre 16 e 24 semanas. Segundo o médico especialista em tricologia Vlássios Marangos, o avanço é significativo: “Estamos vendo resultados de forma mais rápida do que há décadas com medicamentos antigos, como a finasterida, que é usada há mais de 30 anos”.

Apesar do interesse crescente, o produto ainda não tem registro nem estudos clínicos aprovados pela Anvisa no Brasil. Nos Estados Unidos, a expectativa é de lançamento até 2027, com custo estimado acima de R$ 1.000 por frasco mensal.

Enquanto novos tratamentos surgem, dados da World Population Review revelam que a calvície é uma realidade para grande parte da população mundial. O levantamento aponta que a República Tcheca lidera o ranking dos países mais afetados, com 42,8% da população masculina apresentando perda de cabelo, seguida pela Espanha (42,6%) e Alemanha (41,2%).

Com promessas de reverter a calvície, o PP405 surge como esperança para milhões de pessoas que buscam soluções além da preservação dos fios já existentes.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.