O filme de Barbie será lançado nesta quinta-feira, dia 20 de julho, nos cinemas brasileiros e superou em 166% a previsão de vendas antecipadas de ingressos. O novo filme tem movimentado vários nichos da economia, incluindo os produtos licenciados, a moda e até a alimentação, além de reabrir debates sobre os corpos e comportamentos estereotipados que a boneca tem difundido na sociedade desde sua criação.
Comércio e serviços têm aderido a uma ‘onda rosa’ desde o início da divulgação da estréia do filme dirigido por Greta Gerwig. A chamada ‘Barbiecore’ não é uma tendência nova, mas foi recuperada com o lançamento do longa-metragem e adotada para roupas, acessórios e até na decoração. A empresa de fast food Burger King, por exemplo, aderiu à tendência com lojas pintadas de rosa e um kit promocional do filme, que inclui um hambúrguer em pão rosa.
Richard Dickson, presidente da Mattel, declarou à revista a Forbes que “A Barbie transcendeu de uma boneca para uma franquia. A capacidade de estender e promover a marca é muito maior do que qualquer produto em si.” A empresa pretende arrecadar entre R$ 386 milhões e R$ 482 milhões com o filme e vendeu R$ 8,2 bilhões em brinquedos e outros produtos licenciados em 2021.
Corpinho de Barbie e os estereótipos sobre o feminino
Por vários anos a boneca vendida pela Mattel apresentou padrão de beleza longe da realidade e influenciou negativamente as meninas. A preocupação excessiva e obsessiva com a aparência, impulsionada pelo padrão cultural de beleza, frequentemente leva à insatisfação e infelicidade.
A icônica boneca, com sua aparência loiríssima e magérrima, é frequentemente lembrada como um exemplo dessa obsessão, representando uma idealização irreal da beleza feminina. O padrão de beleza que é perpetuado, especialmente no público infantil, retrata uma mulher magra, de cabelos longos e loiros, olhos azuis, saudável, eternamente jovem, sem nenhuma doença ou deficiência física e, de maneira evidente, heterossexual.
A atriz Margot Robbie, que faz a protagonista do filme, falou em entrevista sobre os estereótipos criados a partir da boneca e a afirmou que não faria o filme caso não houvesse diversas versões dela na atualidade: “Se [a Mattel – empresa que produz o brinquedo] não tivesse feito essa mudança para ter uma multiplicidade de Barbies, não acho que gostaria de tentar fazer um filme da Barbie”, colocou Robbie para a revista Time. “Não acho que você deva dizer: ‘Esta é a única versão do que a Barbie é, e é isso que as mulheres devem aspirar a ser, parecer e agir”, completou.
A boneca mais famosa do mundo
A boneca Barbie foi criada em 1959 pela empresária americana Ruth Handler, co-fundadora da empresa de brinquedos Mattel. Ela teve a ideia de criar uma boneca adulta com um estilo de vida independente, inspirada na sua filha Barbara. A Barbie foi lançada oficialmente em 9 de março de 1959 na Feira Internacional de Brinquedos de Nova York e se tornou um ícone da cultura pop e um dos brinquedos mais populares e reconhecíveis do mundo.
Por Estael Lima
Foto: Divulgação Warner Bros
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